Viralizou na internet um vídeo amador no qual Damares Alves, a nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, afirma que é inaugurada uma “nova era” no país, em que “menino veste azul e menina veste rosa”. As imagens foram feitas na quarta-feira (2), dia da cerimônia de transmissão de cargo do ministério.
“É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa”, exclama a nova ministra, com um largo sorriso e dando pulos. Ao soltar essa afirmação, ela é ovacionada por todos ao redor e tira selfies.
O vídeo foi filmado longe do público, quando Damares estava cercada de apoiadores. Não está claro se o episódio ocorreu antes ou depois da posse. É possível ver que a roupa da ministra é a mesma que ela usou durante a cerimônia.
As cenas foram publicadas por vários perfis do Facebook e do YouTube. Alguns contam com mais de um milhão de visualizações, com milhares de compartilhamentos.
Para minimizar, Damares reagiu à publicação e, à reportagem, e disse que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a “ideologia de gênero”, referindo-se à sexualidade das crianças. “Fiz uma metáfora contra a ideologia de gênero, mas meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim, da forma que se sentirem melhores.”