Tribuna Ribeirão
Cultura

Meninos Cantores voltam ao Pinguim

CLAUDIO FRATESCHI

Sob a regência da maestrina Gisele Ganade e acompanhados pelo pianista Lucas de Paula e Thiago Carbonari na percussão, os cantores dos corais infan­til, pré-juvenil e juvenil da Cia. Minaz se juntam ao Coro Líri­co Minaz para apresentar o tão aguardado “Concerto dos Me­ninos Cantores nas Janelas do Pinguim”, neste domingo, 19 de dezembro, a partir das 20 horas. Esta será a 24ª edição do evento e deve reunir 200 vozes.

No ano passado não teve apresentação por causa da pan­demia de coronavírus. O con­certo é realizado nas janelas da choperia desde 1997. A parceria com o Pinguim rendeu a grava­ção de um CD com peças sacras e natalinas em 2003 e a cada ano conquista mais admiradores, reunindo milhares de pessoas de Ribeirão Preto e região.

A preparação para este con­certo começou no final do mês de outubro, com ensaios realiza­dos de forma híbrida, ensaiando as canções natalinas, deixando tudo pronto para o grande dia. Durante os ensaios, foram se­guidas todas as medidas de se­gurança sanitária, estabelecendo regras para a equipe e integran­tes que participam dos encon­tros, como, por exemplo, o uso de máscaras durante as aulas e distanciamento seguro.

O repertório costuma trazer obras sacras como “Hallellu­jah”, de Leonardo Cohen (1934- 2016), e também as tradicionais canções natalinas como “Noite Feliz” – letra do padre Joseph Mohr (1792-1848) e música de Franz Gruber (1787-1863) – e “Sinos de Belém” – “Jingle Bells”, de James Lord Pierpont (1822- 1893), com versão de Evaldo Rui Barbosa (1913-1954).

Tradicionalmente, o re­pertório da Minaz traz ainda “Bom Velhinho” (“Sapatinho de Natal”) – composição atri­buída a Octávio Babo Filho (1915-2003) –, “Boas Festas” – Assis Valente (1911-1958) – e “Jingle Bells Rock”, de Joe Beal (1900-1967) e Jim Boothe (1917-1976), entre outras.

No concerto dos Meninos Cantores, mais de 200 crianças e adolescentes cantam as tradi­cionais canções de Natal regidos pela maestrina Gisele Ganade, acompanhados pelo pianista Lu­cas de Paula, por Thiago Carbo­nari na percussão, contando ain­da com as intervenções do Papai Noel durante a apresentação.

A apresentação será às 20 ho­ras e o público ficará em frente à Choperia Pinguim do calçadão, com os cantores nas janelas do Edifício Meira Júnior, no Quar­teirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O núcleo de corais infanto-juvenis, inicial­mente chamado Meninos Can­tores da Cia. Minaz, foi criado através de parceria entre a com­panhia e a prefeitura de Ribeirão Preto, em outubro de 1996.

O objetivo era propiciar às para crianças de diversos bairros da cidade o desenvolvimento de repertório musical erudito, re­cebendo aulas de musicalização, de teoria musical, solfejo, além de preparação vocal e ensaios. O grupo atualmente é mantido pela Cia. Minaz, dividido em dois co­rais infantis somando 100 vozes de idades entre 6 e 11 anos, um coral pré-juvenil com jovens de 11 a 15 anos e um coro juvenil com integrantes entre 16 e 25 anos, somando mais 100 inte­grantes nos dois grupos.

Postagens relacionadas

Projeto retoma as noites de jazz

Redação 1

Cauim traz “ENCONTROS & CANÇÕES” com Paulinho Brasília e Dimi Zumquê

Redação 2

Banda faz tributo ao Legião Urbana no Pedro II

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com