Tribuna Ribeirão
Política

Mendes diz que presidencialismo ‘se exauriu’

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse durante rápido discurso nessa segunda-feira (9) que o modelo político atual no Brasil, o presidencialismo de coalizão, tem gerado “descon­forto e solavancos” e afirmou que a reforma política, aprova­da no Senado na semana pas­sada, teve aspectos “muito po­sitivos”, apesar de ter frustrado alguns analistas.

Entre os pontos positivos, o ministro citou a cláusula de bar­reira ou desempenho e a proi­bição de coligação de partidos a partir de 2020. Outro ponto ci­tado por Mendes foi a aprovação do fundo público para o financia­mento de campanhas.

Gilmar Mendes defendeu a mudança do regime político no País para um semipresidencialis­mo. “É preciso discutir um mode­lo alternativo a esse que aí está que tem propiciado muitos descon­fortos e muitos solavancos”, disse. Para Mendes, o presidencialismo de coalizão tem propiciado “an­gústia” e há uma convicção que este modelo se exauriu.

Só dois presidentes nas úl­timas décadas conseguiram terminar seus mandatos, dis­se Mendes, ressaltando que as crises de governabilidade no Brasil tem sido solucionadas pelo impeachment, um modelo “complicado e traumático”.

Tomates – Mendes abriu on­tem (9) seminário para discutir a reforma política no Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP). O ministro foi recebido com protesto em frente ao prédio do IDP. Um grupo de cerca de 10 pessoas jogou tomates em carros pretos que chegavam ao local e na porta do IDP, que ficou bastante suja. A Polícia Militar esteve no local, mas não chegou a intervir.

Postagens relacionadas

Ações online debatem a violência contra a mulher

Redação 1

Após polêmica, cerimônia de abertura da Agrishow é cancelada

Redação 10

Bolsonaro diz que não tem crise com o

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com