Tribuna Ribeirão
Cultura

Memória Italiana vai exibir filmes

FOTO: ALICE REGISTRO

Com o objetivo de aten­der a comunidade interes­sada na cultura italiana e no cotidiano doméstico, arqui­tetônico e decorativo da edi­ficação da década de 1920, a Casa da Memória Italiana, em parceria com o Ministério da Cidadania, está com uma agenda repleta de atividades em agosto. Serão duas exibi­ções do Cine Memória Itália, uma palestra e visitas media­das agendadas.

As sessões de filmes ita­lianos terão como referência dois longas-metragens es­trelados por Marcello Mas­troianni (1924-1996) na década de 1970. Os encon­tros cinematográficos serão acompanhados por bate-pa­pos mediados por Fernanda Stucchi e Fernando Trotta, além de pipoca e guaraná. A primeira apresentação será em 15 de agosto, às 19h30, com a obra “Ciúme à Italia­na”, dirigido por Ettore Sco­la (1931-2016). A comédia é um caricato sobre relações amorosas e narra histórias escancaradas de paixões e ciúmes. No elenco estão tam­bém Monica Vitti e Giancarlo Gianinni

Já o segundo longa será “Esposamante”, com Laura Antonelli (1941-2015),q ue conta uma história engra­çada em torno da mudança de comportamento de uma mulher diante do marido dado como morto após um suposto assassinado. Ele se esconde na casa de um amigo em frente a sua e acompanha as transformações e liberta­ção da esposa. Dirigido por Marco Vicario, o filme é uma produção expressiva e con­ceitualmente feminista. A apresentação será em 29 de agosto, às 19h30.

Outra atividade rica so­bre o universo italiano será a palestra “Cammino Inverso”, uma proposta de Andanza Roteiros Personalizados e Perti Personal Travel. A ação será no dia 22, às 19 horas, e falará sobre um roteiro de viagem à Itália com sentido inverso da história dos an­tepassados imigrantes. Esse evento contará com a parti­cipação do sociólogo e ge­nealogista Daniel Taddone, presidente do Comitês de italianos no Exterior – cir­cunscrição de Recife (COM. IT.ES). Para participar é pre­ciso confirmar a presença pelo e-mail contato@casada­memoriaitaliana.com.br ou pelo telefone (16) 3625-0692.

Em agosto, as visitas me­diadas à Casa da Memória Italiana continuam às quin­tas-feiras, às 15 horas, aos sábados, às dez horas, e no domingo (18), às dez horas. Escolas e grupos com até 40 pessoas podem agendar os passeios guiados para as ter­ças à tarde ou às sextas-feiras no período da manhã.

Postagens relacionadas

Servidores perdem cargos no Arquivo Nacional após alertarem para desmonte

William Teodoro

‘A gente só se eterniza na memória das pessoas’, diz Rodrigo Lombardi

Redação 1

Ana Furtado revela que tem daltonismo: ‘relação de amor e respeito pelas cores’

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com