Com o objetivo de atender a comunidade interessada na cultura italiana e no cotidiano doméstico, arquitetônico e decorativo da edificação da década de 1920, a Casa da Memória Italiana, em parceria com o Ministério da Cidadania, está com uma agenda repleta de atividades em agosto. Serão duas exibições do Cine Memória Itália, uma palestra e visitas mediadas agendadas.
As sessões de filmes italianos terão como referência dois longas-metragens estrelados por Marcello Mastroianni (1924-1996) na década de 1970. Os encontros cinematográficos serão acompanhados por bate-papos mediados por Fernanda Stucchi e Fernando Trotta, além de pipoca e guaraná. A primeira apresentação será em 15 de agosto, às 19h30, com a obra “Ciúme à Italiana”, dirigido por Ettore Scola (1931-2016). A comédia é um caricato sobre relações amorosas e narra histórias escancaradas de paixões e ciúmes. No elenco estão também Monica Vitti e Giancarlo Gianinni
Já o segundo longa será “Esposamante”, com Laura Antonelli (1941-2015),q ue conta uma história engraçada em torno da mudança de comportamento de uma mulher diante do marido dado como morto após um suposto assassinado. Ele se esconde na casa de um amigo em frente a sua e acompanha as transformações e libertação da esposa. Dirigido por Marco Vicario, o filme é uma produção expressiva e conceitualmente feminista. A apresentação será em 29 de agosto, às 19h30.
Outra atividade rica sobre o universo italiano será a palestra “Cammino Inverso”, uma proposta de Andanza Roteiros Personalizados e Perti Personal Travel. A ação será no dia 22, às 19 horas, e falará sobre um roteiro de viagem à Itália com sentido inverso da história dos antepassados imigrantes. Esse evento contará com a participação do sociólogo e genealogista Daniel Taddone, presidente do Comitês de italianos no Exterior – circunscrição de Recife (COM. IT.ES). Para participar é preciso confirmar a presença pelo e-mail contato@casadamemoriaitaliana.com.br ou pelo telefone (16) 3625-0692.
Em agosto, as visitas mediadas à Casa da Memória Italiana continuam às quintas-feiras, às 15 horas, aos sábados, às dez horas, e no domingo (18), às dez horas. Escolas e grupos com até 40 pessoas podem agendar os passeios guiados para as terças à tarde ou às sextas-feiras no período da manhã.