Após vencer a Ponte Preta em Campinas, o Botafogo se posicionou como o melhor visitante do Campeonato Paulista. Em quatro partidas longe do Santa Cruz, o Tricolor venceu três e perdeu uma. Os nove pontos são superiores inclusive à campanha do Palmeiras, que tem sete.
Apostando num jogo reativo e de velocidade, o Pantera é um time que fica pouco com a bola, mas com transições rápidas, puxadas principalmente pelos laterais Marlon e Jean Victor, finaliza em gol com poucos toques na bola.
Os números evidenciam o bom momento da equipe. Marlon é o segundo jogador que mais acerta cruzamentos na competição de acordo com o “Fotstats”. Jean Victor é o quarto.
O Botafogo também se destaca no quesito desarmes. Emerson e Joaquim são os melhores neste fundamento dentre todos os atletas da competição. Remanescente da temporada passada, Emerson é um dos grandes destaques do Tricolor em 2022.
Dando proteção à zaga, liberdade para Fillipe Soutto armar e vazão para a saída de bola, Emerson tornou o Pantera mais seguro.
Entretanto, a missão de Leandro Zago neste momento é encontrar equilíbrio entre os jogos dentro e fora de casa. O melhor visitante da competição é o segundo pior mandante, à frente apenas do Novorizontino, lanterna disparado do campeonato.
Jogando no Santa Cruz, o Botafogo empatou com o Santo André e Ferroviária e perdeu para o Água Santa. Em seus domínios, o Tricolor marcou um único gol e sofreu outros três.
Apesar da pouca efetividade ofensiva nos jogos como mandante, Zago tem sido convicto em relação ao sistema de jogo proposto. Ele defende que o Botafogo é ofensivo mesmo atuando com três zagueiros e tem repetido várias vezes que o Pantera está entre os times que mais finalizam na competição.
O Botafogo, de fato, está entre os times que mais finalizam, mas não lidera o fundamento no quesito acertos. O índice de bolas que vão ao gol ainda é baixo e isso precisa melhorar. Além disso, o Tricolor é o time que troca menos passe no Paulistão, em média 247 por partida.
O Botafogo terá uma oportunidade de quebrar essa sequência ruim em casa neste sábado (19). Mas, a tarefa não será nada fácil. O adversário é o Corinthians. O duelo está marcado para as 18h30, no estádio Santa Cruz.