O Lucid Air, primeiro modelo lançado pela marca americana Lucid Motors para concorrer diretamente com modelos da Tesla, ganhou o tradicional prêmio de Carro do Ano da revista Motor Trend. Na disputa pelo título, o sedã elétrico bateu modelos como o Mercedes-Benz EQS e o Porsche Taycan, assim como carros mais populares como o Honda Civic.
A Motor Trend concede o prêmio de Carro do Ano desde 1949 para o melhor novo modelo da temporada ou aquele que trouxe as atualizações mais sofisticadas. O Lucid Air é o primeiro elétrico a conquistar o prêmio da revista desde o Tesla Model S, que, em dezembro de 2012, foi anunciado como o melhor modelo de 2013. A Lucid também é a primeira marca a receber a honraria com seu carro de estreia.
“Ganhar esta cobiçada distinção pelo Lucid Air, nosso primeiro carro, é um sonoro endosso da nossa capacidade de fornecer os veículos elétricos mais avançados do mundo”, disse o CEO e diretor técnico da Lucid Motors, Peter Rawlinson, sobre o prêmio. “Nosso objetivo de alcançar autonomia por meio de eficiência e inovação técnica está cristalizado no Lucid Air, e estamos entusiasmados por esse esforço ter sido reconhecido pela Motor Trend contra uma concorrência tão formidável de fabricantes estabelecidos.”
Baixo consumo de energia é trunfo de sedã elétrico
De acordo com a premiação da Motor Trend, o Lucid Air se destaca em seis critérios principais: eficiência, valor, avanço no design, excelência em engenharia, segurança e desempenho da função pretendida.
Um dos principais trunfos do sedã elétrico, no entanto, é o baixo nível de consumo energético, com uma razão de 7,4 quilômetros para um kWh gasto na edição Grand Touring e 7,1 km para um kWh na Dream Edition. Nesta última versão, a bateria de 118 kWh chega a permitir uma autonomia de até 837 km com uma única carga, de acordo com testes da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, na sigla em inglês).
O modelo da Lucid Motors traz ainda, em sua configuração mais avançada, um motor elétrico de 810 kW que entrega 1.111 cavalos de potência e 465 kgfm de torque. As primeiras unidades do sedã elétrico começaram a ser entregues no último dia 30 de outubro nos Estados Unidos.
Via InsideEVs