Tribuna Ribeirão
Política

Meirelles sobe tom contra Bolsonaro e Ciro

O pré-candidato do MDB à Presidência, Henrique Mei­relles, decidiu adotar tom mais agressivo contra os adversários Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT), na tentativa de conquistar principalmente o público feminino. Um vídeo da campanha de Meirelles que será postado nesta quinta-feira, 28, nas redes sociais, exibe cenas de violência verbal de Bolsonaro contra mulheres, além do des­tempero retórico de Ciro.

A estratégia foi desenhada para expor fragilidades e polê­micas dos dois rivais de Meirel­les, com o objetivo de mostrar os riscos de o eleitorado apos­tar naquilo que a campanha do MDB chama de “aventura” nas eleições de outubro.

O vídeo recupera um episó­dio de 2013, quando Bolsonaro xingou a deputada Maria do Rosário (PT-RS) de “vagabun­da”, no Salão Verde da Câmara. Líder nas pesquisas de intenção de voto, o deputado é réu por incitação ao crime de estupro. Foi denunciado pelo Ministério Público por dizer à petista, em 2014, que ela não merecia ser es­tuprada porque era “muito feia”.
Em outra cena do filme, Bol­sonaro aparece irritado em uma entrevista coletiva. “Você é uma idiota. Você é uma analfabeta”, diz ele a uma jornalista.

Ciro, por sua vez, é apresen­tado como um político de tem­peramento explosivo e incon­trolável. “O Lula é um merda”, afirma o pré-candidato do PDT na gravação, em referência ao ex -presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi ministro.

Mais confronto
Com apenas 1% das inten­ções de voto, Meirelles faz agora um movimento de ataque para se diferenciar na corrida eleito­ral. No Palácio do Planalto, au­xiliares do presidente Michel Te­mer avaliam que o ex-titular da Fazenda precisa vestir o figurino de candidato, subir o tom e mos­trar não ter medo do confronto.

Em conversas reservadas, di­rigentes do MDB afirmam que Meirelles tem prazo até meados de julho para crescer. A candi­datura do ex-chefe da equipe econômica ainda precisa pas­sar pelo crivo da convenção do MDB, que ocorrerá no fim de julho ou início de agosto.

Pesquisas encomendadas pela campanha emedebista re­velam que, a menos de quatro meses da eleição, as mulheres são as mais indecisas sobre o voto e têm mais resistência a Bolsonaro. As sondagens tam­bém mostram que Ciro, mui­tas vezes, é associado à ima­gem de machista.

A equipe de Meirelles pre­tende explorar esses pontos dos adversários e, ao mesmo tempo, exibir o ex-ministro da Fazenda como um homem de diálogo e “experiência”. O vídeo faz ques­tão de “humanizar” o pré-can­didato do MDB, que aparece na companhia da família, de ami­gos e dos seus cachorros.

“Este ano tem eleição para presidente. Em qual tempo está o candidato em que você está pensando em votar?”, pergunta um locutor em off, no filme que traz a hashtag #ChamaOMeirel­les. Em seguida surgem outras indagações, entremeadas por cenas constrangedoras para Bol­sonaro e para Ciro. “No tempo do preconceito? No tempo de quem acha que ainda se ganha no grito?”, provoca o narrador.

Postagens relacionadas

Maia diz que é preciso aguardar decisão do STF

Redação 1

Presidente do COB recebe título de cidadão ribeirão-pretano 

Redação 2

Câmara vai chamar suplente de Judeti Zilli

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com