Os partidos MDB, PL e Republicanos formalizaram, nesta sexta-feira, 12 de julho, o apoio e candidatura do deputado federal Ricardo Silva (PSD), a prefeitura de Ribeirão Preto, nas eleições deste ano, com primeiro turno marcado para o dia 6 de outubro.
O acordo foi formalizado em reunião no Palácio dos Bandeirantes e teve a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do pré-candidato Ricardo Silva, do deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, do presidente do PL em Ribeirão Preto, o vereador e presidente da Câmara, Isaac Antunes e outras lideranças das legendas.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a aliança é o melhor para Ribeirão Preto. “São líderes importantes que estão pensando no melhor para a cidade e tenho certeza que este é um projeto que será muito bem sucedido”, afirmou o governador.
Pelo acordo, o candidato a vice-prefeito na chapa do deputado Ricardo Silva, será indicado por uma das legendas. Segundo apuração, o MDB tem preferência nesta indicação e o nome mais cotado dentro do partido é o do vereador Alessandro Maraca.
Ribeirão Preto já tem nove pré-candidatos a prefeito. São eles, o deputado federal Ricardo Silva (PSD, Alessandro Hirata (PSDB), Jorge Roque (PT), Sueli Vilela (PSB), Marco Aurélio Martins (Novo), Luís Henrique Usai (podemos) e Ismar Cabral (Agir36), André Trindade, do União Brasil e Jason Albuquerque (PMB).
Pesquisa – Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado no dia 11 de junho, mostra que o deputado federal Ricardo Silva (PSD) lidera a disputa à prefeitura de Ribeirão Preto. De acordo com a pesquisa, o pré-candidato lidera tanto na pesquisa espontânea, como nos cenários estimulados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 10 de junho com 710 eleitores. O grau de confiança é de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais. De acordo com a Resolução-TSE nº 23.600/2019, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº SP-06123/2024.
Em um dos cenários estimulados mais amplo – com dez nomes -, ele aparece com 44,4% das intenções de voto. Considerando um cenário mais restrito, com seis nomes, Ricardo Silva pontua com 58,9% da intenção de voto.