Começa neste sábado, 20 de julho, e prossegue até 5 de agosto o período das convenções partidárias que vão oficializar as candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro – o segundo, caso haja necessidade, será no dia 27 do mesmo mês.
O prazo é estabelecido no Calendário Eleitoral pela Resolução n° 23.738/2024 do Tribunal Superior eleitoral (TSE). Com a participação de filiadas e filiados da legenda, as convenções partidárias podem ser realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido. Ribeirão Preto tem oito pré-candidatos a prefeito – já chegou a onze, mas foi caindo com desistências e alianças
Após a definição das candidaturas nas convenções partidárias, as agremiações têm até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Em Ribeirão Preto, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) será o primeiro a realizar convenção. O evento será neste sábado (20), às nove horas, na sede do partido, na avenida Independência nº 3.797.
O Tribuna apurou que o MDB deve aproveitar o evento para oficializar o vereador Alessandro maracá como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado federal Ricardo Silva (38 anos, Partido Social Democrata – PSD), que já conta também com o apoio do PP, PL e Republicanos.
Até o fechamento deste caderno de Política, por volta das 20 horas desta quinta-feira, 18 de julho, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) não havia informado a data da convenção. Já o Agir e o Partido da Mulher Brasileira (PMB) ainda estão definindo datas e locais.
Na quarta-feira (17), o ex-secretário de Justiça e da Casa Civil do governo Duarte Nogueira, Alessandro Hirata, advogado de 45 anos, desistiu de ser candidato a prefeito de Ribeirão Preto pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e sairá como vice na chapa encabeçada pelo ex-vereador e ex-secretário municipal de Esportes, o empresário do ramo de alimentação André Trindade (União Brasil), de 45 anos.
Além de Hirata, também já deixaram a disputa o professor Mauro Inácio (55 anos, Partido Socialismo e Liberdade – PSOL), o atual vice-prefeito Daniel Gobbi (41 anos, Progressistas – PP), o presidente da Câmara Isaac Antunes (40 anos, Partido Liberal – PL) e o também vereador Igor Oliveira (40 anos, Movimento Democrático Brasileiro – MDB).
Ribeirão Preto tem agora oito pré-candidatos a prefeito para as próximas eleições municipais. Além de Silva e Trindade, ainda estão na disputa o advogado Jorge Roque (46 anos, Partido dos Trabalhadores – PT) e o empresário e professor Jason Albuquerque (36 anos, Partido da Mulher Brasileira – PMB).
Os demais são a ex-reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela (70 anos, Partido Socialista Brasileiro – PSB), o engenheiro químico e empresário Marco Aurélio Martins (53 anos, Novo), o coronel da reserva da Polícia Militar Luís Henrique Usai (60 anos, Podemos) e o juiz aposentado Ismar Cabral Menezes (55 anos, Agir).
As convenções já confirmadas
– Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Dia 20 de julho
Às 9 horas
Diretório Municipal
– Partido Novo
Dia 22 de julho
Às 20 horas
Câmara Municipal
– Republicanos
Dia 25 de julho
Às 19 horas
Câmara Municipal
– Partido Progressista (PP)
Dia 26 de julho
Às 19h30
Câmara Municipal
– Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Dia 30 de julho
Às 8h30
Local indefinido
– Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Dia 27 de julho
Às 9 horas
Câmara Municipal
– Podemos
Dia 27 de julho
Às 9 horas
Câmara Municipal
– Partido dos Trabalhadores (PT)
Dia 27 de julho
Às 10 horas
Diretório Municipal
– Partido Socialista Democrático (PSD)
Dia 28 de julho
Às 10 horas
Câmara Municipal
– Partido Liberal (PL)
Dia 31 de julho
Às 19 horas
Diretório Municipal
– Avante
Dia 1º de agosto
Às 19 horas
Rua Paraíba nº 141
– União Brasil
Dia 3 de agosto
Às 10 horas
Câmara Municipal
‘Prefeituráveis’
– Ricardo Silva (PSD)
– Jorge Roque (PT)
– André Trindade (União Brasil)
– Suely Vilela (PSB)
– Marco Aurélio Martins (Novo)
– Luís Henrique Usai (Podemos)
– Ismar Cabral (Agir)
– Jason Albuquerque (PMB)