O McDonald’s anunciou nesta sexta-feira, 29 de abril, que irá tirar do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, após a empresa ter sido notificada pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – do Distrito Federal.
A medida vale para todos os restaurantes da rede de fast-food do país. Em comunicado, a companhia se desculpou com os consumidores por ter gerado dúvidas a respeito dos sanduíches. A decisão veio depois de a empresa ser questionada pelo Procon-SP e pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) sobre marketing enganoso.
O McDonald’s (Arcos Dourados Comércio de Alimentos) informou nesta semana que os novos “McPicanha” foram desenvolvidos com um sabor “mais acentuado de churrasco”. Esse sabor vem de um molho com aroma natural de picanha. De acordo com o comunicado, o hambúrguer é “100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados”.
Esses dados são sinalizados em letras miúdas no anúncio da empresa nas redes sociais sobre os novos lanches. “Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada ‘Novos McPicanha’ teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha”, diz.
“Uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, informa a companhia.
O caso dos “Novos McPicanha” levou o McDonald’s a ser notificado pelo Procon-SP, que deu prazo até o dia 2 de maio para o envio da tabela nutricional dos sanduíches. O documento deve atestar a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros). Também devem ser incluídos relatórios sobre os testes de qualidade realizados pela rede de fast-food.
Outra notificação foi dada pelo Procon-DF para a rede global de restaurantes no país. O órgão de defesa do consumidor proibiu a empresa de vender os sanduíches “McPicanha” em todo o Distrito Federal, desde a quinta-feira, 28, até que haja a “correção total da publicidade”. “Na publicidade não há informação clara de que o hambúrguer contém qualquer porcentagem do corte bovino picanha”, diz Marcelo Nascimento, diretor-geral do Procon-DF.