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McDonald’s tira novos ‘McPicanha’ do cardápio

DIVULGAÇÃO/MCDONALD’S

O McDonald’s anunciou nesta sexta-feira, 29 de abril, que irá tirar do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, após a empresa ter sido notificada pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – do Distrito Federal.

A medida vale para todos os restaurantes da rede de fast-food do país. Em comu­nicado, a companhia se des­culpou com os consumidores por ter gerado dúvidas a res­peito dos sanduíches. A deci­são veio depois de a empresa ser questionada pelo Procon­-SP e pelo Conselho Nacio­nal de Autorregulamentação Publicitária (Conar) sobre marketing enganoso.

O McDonald’s (Arcos Dou­rados Comércio de Alimentos) informou nesta semana que os novos “McPicanha” foram desenvolvidos com um sabor “mais acentuado de churras­co”. Esse sabor vem de um molho com aroma natural de picanha. De acordo com o comunicado, o hambúrguer é “100% carne bovina, produ­zido com um blend de cortes selecionados”.

Esses dados são sinalizados em letras miúdas no anúncio da empresa nas redes sociais sobre os novos lanches. “Es­clarecemos que a plataforma recém-lançada denominada ‘Novos McPicanha’ teve esse nome justamente para propor­cionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusi­vo molho sabor picanha”, diz.

“Uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produ­zida com um blend de cortes selecionados e no maior tama­nho oferecido pela rede atu­almente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que es­tamos avaliando os próximos passos”, informa a companhia.

O caso dos “Novos McPi­canha” levou o McDonald’s a ser notificado pelo Procon­-SP, que deu prazo até o dia 2 de maio para o envio da tabela nutricional dos san­duíches. O documento deve atestar a composição de cada um dos ingredientes (car­ne, molhos, aditivos, dentre outros). Também devem ser incluídos relatórios sobre os testes de qualidade realizados pela rede de fast-food.

Outra notificação foi dada pelo Procon-DF para a rede global de restaurantes no país. O órgão de defesa do consu­midor proibiu a empresa de vender os sanduíches “McPi­canha” em todo o Distrito Fe­deral, desde a quinta-feira, 28, até que haja a “correção total da publicidade”. “Na publici­dade não há informação clara de que o hambúrguer contém qualquer porcentagem do cor­te bovino picanha”, diz Mar­celo Nascimento, diretor-geral do Procon-DF.

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