Considerado um vereador muito próximo da atual administração municipal, Maurício Vila Abranches (PSDB) afirma que apoia o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), mas que esse apoio na é incondicional, “como algumas pessoas dizem ser”. Morador da Vila Abranches, zona Leste da cidade, onde tem seu reduto eleitoral, o parlamentar está em seu segundo mandato e diz conhecer seus eleitores pelo nome, graças ao trabalho que garante realizar diariamente.
Tribuna Ribeirão – O senhor está em seu segundo mandato parlamentar. Como avalia sua reeleição nas eleições municipais do ano passado?
Maurício Vila Abranches – Acredito que minha reeleição se deve ao trabalho que desempenhei durante os quatro anos do primeiro mandato e também ao longo da minha história. Veja bem, meu trabalho é constante e próximo ao eleitor. Implantei o programa Gabinete Casa a Casa de visitas diárias aos munícipes. Foram quatro anos de trabalho árduo nas ruas e, concomitantemente, com trabalho intenso dentro do gabinete. Realizamos mais cinco mil atendimentos e cerca de 50 projetos. Estive atuante na Comissão de Constituição e Justiça. Fiz um trabalho intenso na Comissão Especial de Estudos do IPTU Verde entre outras ações que me mantiveram próximo aos meus eleitores.
Tribuna Ribeirão – A pandemia do coronavírus mudou o jeito de se fazer campanha em função do distanciamento social. Como o senhor fez para chegar ao seu eleitorado?
Maurício Vila Abranches – A grande maioria do meu eleitorado fala comigo pelo celular pessoal. Devido esta proximidade, que faço questão de manter, meus eleitores me procuram pelo telefone, WhatsApp, Facebook… Estou 24 horas ligado. O cidadão me procura a qualquer hora do dia ou da noite. Então, essa proximidade me ajudou bastante a vencer os obstáculos do distanciamento social.
Tribuna Ribeirão – O senhor tem uma forte ligação com o eleitor da zona Leste da cidade. Qual o perfil de seu eleitor?
Maurício Vila Abranches – Minha ligação com o eleitor da Zona Leste faz parte da história da minha vida. Como moro no bairro Vila Abranches, que para mim é o coração da zona Leste, conheço cada um daqueles bairros como a palma da minha mão. Há quase 50 anos eu ando por aquelas ruas e avenidas. Conheço a região e, consequentemente, os problemas. A proximidade com os moradores é devida minha origem de liderança comunitária. Os meus eleitores são meus amigos. Eu tenho o privilégio de dizer que conheço, praticamente, pelo nome cada um deles. São pessoas que assim como eu, amam nossa cidade e buscam melhorias. São cidadãos que tem iniciativa. Eles exigem que seus direitos sejam atendidos plenamente.
Tribuna Ribeirão – A pandemia tem atrapalhado seu atual trabalho parlamentar?
Maurício Vila Abranches – Com a pandemia surgiram novas demandas e desafios, mas o trabalho não para. Não podemos estar próximo às pessoas fisicamente, mas estamos juntos conectados e buscando soluções para essas novas demandas e desafios.
Tribuna Ribeirão – Nos meios políticos o senhor é considerado um vereador que intermedia muitas demandas pontuais da população junto ao governo, como falta de água tapa buracos. O senhor se considera um parlamentar assistencialista?
Maurício Vila Abranches – Na verdade, o meu trabalho de cobrar da prefeitura uma prestação de serviços de qualidade, me garante a condição de fiscalizador. Isso não é assistencialismo. Além deste trabalho de cobrança, realizei um trabalho efetivo dentro do gabinete. Participei de mais de dez comissões parlamentares, encaminhei mais de 1580 ofícios e fui responsável por mais de 420 relatorias. O Executivo tem a obrigação de oferecer aos ribeirão-pretanos: saúde, educação, limpeza, saneamento, iluminação e demais serviços com qualidade. Quando um munícipe não é atendido, fiscalizo e cobro.
Tribuna Ribeirão – Quais serão as suas prioridades neste mandato?
Maurício Vila Abranches – Minha prioridade é atender a demando do povo. Vou continuar cobrando investimentos em obras, educação, saúde, saneamento, iluminação ou naquilo que o povo precisar. Meu objetivo é levar qualidade de vida para as famílias que mais precisam.
Tribuna Ribeirão – Desde o seu primeiro mandato o senhor tem sido um defensor do governo Nogueira. Esse apoio é incondicional?
Maurício Vila Abranches – Não existe apoio incondicional. O Governo Municipal terá meu apoio, quando se tratar de soluções para os problemas da cidade. Terá meu apoio para defender os interesses e direito do trabalhador. Como eu já disse muitas vezes quem paga meu salário é o povo, então é para o povo que eu trabalho.
Tribuna Ribeirão – Em relação ao combate ao coronavírus que avaliação o senhor faz da administração municipal.
Maurício Vila Abranches – O mundo está em guerra contra o coronavírus. As lideranças mundiais, mesmo depois de um ano de combate, ainda não têm a melhor receita. Pelo que defende a ciência, até que tenha a vacinação em massa, a melhor maneira é manter o distanciamento social. Ribeirão Preto é um polo regional, coube a nossa rede de hospitais atender toda a região. A administração municipal precisou fazer adequações transformando duas UPAs em polos de atendimento para pacientes de covid-19. O que foi feito durante a pandemia está longe de ser o ideal, mas não aconteceu só aqui em Ribeirão Preto, mas mundo a fora. Foram feitas ações para atender os pacientes de covid-19 e outras doenças e procedimentos ficaram para trás, como as cirurgias e exames eletivos que deixaram de ser feitos. Contudo, acredito que foi feito tudo que se podia fazer, para atender, da melhor maneira possível, cada paciente.
Tribuna Ribeirão – E que avaliação o senhor faz do presidente Bolsonaro e do governador João Doria na condução das ações contra ao coronavírus?
Maurício Vila Abranches – O presidente se manteve o tempo todo negacionista, qualquer pessoa pode perceber isso. Infelizmente isso atrapalhou bastante o combate à pandemia. O governador teve uma ação muito importante em defender a vacina, vejo que o Governo Estadual está trabalhando, lutando e buscando soluções. Pode até ter tido erros, mas só não erra quem não faz nada, e quem não faz nada já está cometendo um grande erro.
Tribuna Ribeirão – Se o senhor fosse presidente da Câmara quais seriam suas prioridades?
Maurício Vila Abranches – Minha relação com a atual mesa diretora e presidência da Casa é bastante aberta. Somos parceiros. Não é porque estou fazendo parte, mas vejo que tanto na última legislatura como na atual, temos vereadores que estão absolutamente comprometidos com a cidade. Todo o trabalho de economia e transparência que fizemos na legislatura anterior está sendo mantido pela atual presidência e tem o respaldo dos vereadores que chegaram. Sou grato em fazer parte destes dois grupos. Os recursos que estamos economizando, estão voltando para os cofres públicos para ações importantes para cidade, como por exemplo, a disponibilidade de recursos para a compra de vacina que já está aprovada pelos vereadores. O sucesso das ações da mesa e da presidência revela o trabalho que é feito por todos os vereadores e servidores da Câmara Municipal.