O vereador de Ribeirão Preto, Maurício Gasparini deixou o PSDB e migrou para o União Brasil, formado a partir da união do Democratas com o PSL. Ele está em seu segundo mandato como vereador tendo sido eleito nas duas vezes pela legenda tucana.
A troca de partido aconteceu na sexta-feira, 1 de abril, último dia da janela eleitoral. Durante a janela quem tem cargo eletivo e vai disputar as eleições podia mudar de partido sem ser acusado de infidelidade partidária pela legenda pela qual se elegeu. O pai de Maurício, o ex-prefeito e ex-deputado Welson Gasparini continua filiado ao PSDB. Ele foi prefeito por quatro vezes e deputado – estadual e federal = por quatro mandatos.
O Tribuna apurou que a mudança do vereador, teve como principal objetivo facilitar e viabilizar sua candidatura para deputado estadual nas eleições deste ano, marcadas para o dia 2 de outubro. Nas eleições de 2018, Maurício Gasparini foi candidato a deputado estadual pelo PSDB, teve 39.242 votos, mas não foi o suficiente para ser eleito pelo partido.
Com a mudança de legenda do vereador, a bancada do PSDB na Câmara de Ribeirão, que tinha três vereadores, ficou com dois: Bertinho Scandiuzzi e Maurício vila Abranches. Já o União Brasil que tinha apenas um, Paulo Modas, aumentou sua bancada para dois parlamentares.