O processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2023 chega à fase de convocação para matrículas. Os aprovados nos cursos técnicos, ensino médio, ensino médio integrado ao técnico, articulação da formação profissional média e superior (AMS) ou especialização técnica receberão a convocação por e-mail e SMS. Caso seja feriado municipal da cidade, a convocação e a matrícula serão realizadas no próximo dia útil.
Quem foi classificado para a modalidade online será convocado, exclusivamente, por e-mail. Também ocorrerão por e-mail as demais etapas para este formato de curso, como: envio de documentos para matrícula, resultado da análise dos documentos encaminhados, recursos e possível convocação para outras possíveis chamadas.
A lista de classificação geral do processo seletivo das Escolas Técnicas está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br, assim como relação da documentação necessária. A relação que traz os convocados segue o critério de classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas, até o preenchimento total das vagas disponíveis, para cada curso e período oferecido.
A matrícula da primeira lista de convocados será feita nesta quinta (12) e na sexta-feira, 13 de janeiro. Ao receber a convocação para quaisquer dos formatos do Ensino Médio, o candidato, quando menor de 16 anos, deve ir até a unidade escolar acompanhado do seu representante legal com os documentos solicitados pelo processo seletivo para fazer a matrícula.
Os convocados para os demais cursos podem optar pela matrícula de forma remota, por meio do link enviado pela Secretaria Acadêmica da Etec. A região de Ribeirão Preto oferece 2.245 vagas, segundo informações do Centro Paula Souza (CPS), gestor das Etecs. Ao todo, são mais de 88 mil vagas para todo o estado de São Paulo.
As vagas da região estão distribuídas entre as cidades de Altinópolis (40), Dumont (40), Guariba (210), Jaboticabal (35), Monte Alto (240), Pontal (40), Pradópolis (40), Santa Rosa de Viterbo (160), Santo Antônio da Alegria (40), São Simão (240), Serrana (160) e Sertãozinho (160).
Em Ribeirão Preto, o CPS diz que há 840 vagas para a Etec José Martimiano da Silva, o popular “Colégio Industrial”. Porém, em 20 de outubro, quando as inscrições foram abertas, a diretoria da escola disse que havia 1.120 vagas gratuitas nas áreas de saúde, gestão e negócios, infraestrutura e indústria.