Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Material escolar avança 13,95%

ALFREDO RISK

O preço dos materiais es­colares deve subir, em média, 13,95% em relação ao preço praticado em dezembro de 2021, de acordo com pesquisa da Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania. Levan­tamento feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi da Associação Comercial e Indus­trial de Ribeirão Preto (Acirp) aponta ainda que itens como cadernos e agendas devem ter reajustes entre 20% e 30%.

Lápis, borrachas, canetas, mochilas e estojos sofrerão aumentos de 15% a 20%. A recomendação da entidade é pesquisar preços sem esquecer a durabilidade. “O consumi­dor deve procurar lojas espe­cializadas e levar em conside­ração a qualidade do material em detrimento do preço, bem como a diversidade de produ­tos para reduzir o custo final do material”, indica Benedito José Caturelli, diretor da Dis­trital Centro da Acirp e sócio diretor da papelaria MecToca.

O diretor explica que a in­dústria de papel e de derivados de petróleo (como plásticos) fo­ram as mais afetadas pela situa­ção internacional, especialmente por causa da alta do dólar e da guerra da Rússia com a Ucrânia, que encareceu o barril de pe­tróleo. A Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) informa que, além da moeda americana, há ainda a alta dos combustíveis que compromete o custo do frete e o preço final de venda dos produtos.

Já a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) destaca, por sua vez, o peso dos tribu­tos no encarecimento dos ma­teriais escolares – os impostos chegam a equivaler a 44,75% do total pago pelo consumidor final. Segundo indica Benedi­to José Caturelli, poucas insti­tuições de ensino hoje colocam itens nas listas sem justificar o uso dos produtos, mas os pais precisam estar atentos.

Outro fator que deve ser le­vado em consideração é a venda direta dos materiais pelas esco­las, que pode implicar na cha­mada venda casada, que é ilegal. “Isso desrespeita as normas de comercialização em relação à Receita Estadual e também Fe­deral, pois os pais se sentem na obrigação em adquiri-los junto às mesmas”. Os dados do Ins­tituto de Economia “Maurílio Biagi”, apontam que Ribeirão Preto possui hoje 318 empresas que vendem itens de papelaria.

Em relação às mensalida­des escolares, a expectativa era de reajuste médio entre 10% e 12%, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp), enquanto a inflação acumulada no ano passado foi de 5,79%.

São cerca de dez mil ins­tituições no estado, aproxi­madamente 300 em Ribeirão Preto. As escolas alegam de­fasagem nos valores durante a pandemia e alta na inadim­plência. Uma pesquisa mos­trou que muitas estavam ofere­cendo descontos em dezembro para manter os alunos.

O Brasil tem cerca de 6,5 milhões de alunos matricula­dos na educação básica priva­da em pouco mais de 40 mil escolas. Mais de dois milhões estão somente no Estado de São Paulo. O grupo Rabbit, uma das principais consulto­rias em gestão educacional do país, estima que as mensalida­des da escola particular subi­ram em média 10,9% em 2022.

O valor é mais que o do­bro dos 5% aplicados no ano anterior, ainda sob os efeitos da pandemia de covid-19. Em 2020, auge da pandemia, o reajuste médio ficou em 4%. Em 2019, havia sido de 9%. A inadimplência média em 2022 estava acima de 7,5% – em ju­lho chegou a 8,36% –, o que também pesa na composição da planilha de custos.

Uma pesquisa realizada pelo Rabbit mostra que mais de 80% das escolas ofereceram ou pretendem oferecer descontos variados no pagamento da pri­meira parcela, como forma de amenizar a situação financeira dos pais no início do ano. A pes­quisa envolveu 263 escolas de educação infantil, ensino fun­damental e médio de vários Es­tados brasileiros, incluindo São Paulo, e constatou que a maioria já definiu os reajustes.

Postagens relacionadas

Fuvest anuncia locais de prova

Redação 2

Oficina de arte e literatura encerra a exposição Odilla Mestriner no Marp

Redação 4

Polícia Militar apreende carros em desmanche na zona Norte de Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com