Tribuna Ribeirão
Cultura

MASP ganha livro de arte sobre sua história

Um livro de arte sobre os 70 anos do MASP, o Museu de Arte de São Paulo, acaba de chegar às livrarias de todo Brasil. Com mais de 200 páginas e ricamen­te ilustrado, a obra apresenta toda a trajetória daquele que é considerado um dos cartões postais da capital paulista.

Escrito por Francisco Ca­bral Alambert Júnior e produ­zido pela Mester Fotografia e Comunicação, o livro começa apresentando o contexto his­tórico que gerou sua fundação, em 1947, pelo empresário As­sis Chateaubriand, assim como imagens de época.

Porém, foi somente em 1968 que o primeiro museu moderno no país ganhou realmente relevância, ao ser transferido para a atual sede, na av. Paulista. Projetado pela arquiteta modernista Lina Bo Bardi, o edifício possui um enorme vão livre, que já abri­gou feiras, exposições e ma­nifestações de toda espécie.

Sem fins lucrativos, o museu possui atualmente o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. Conta com mais de 11 mil obras entre pinturas, es­culturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diver­sos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Por tudo isso, o Masp é con­siderado o mais polêmico mu­seu brasileiro, o menos brasilei­ro dos museus do país e o mais brasileiro deles todos. Não à toa, merecia um livro que pu­desse contar e mostrar os bas­tidores de toda essa história.

Postagens relacionadas

‘De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina’

Redação 10

Churrasco e roda de samba em RP

Redação 1

Maurício Manieri volta ao Pedro II 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com