Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Máscara deixa de ser obrigatória

JF PIMENTA/ARQUIVO

A partir deste sábado, 12 de março, o uso de máscara em locais abertos de Ribeirão Preto deixa de ser obrigatório. O equipamento seguirá obri­gatório em ambientes fecha­dos. Além de liberar o uso de máscaras ao ar livre, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) tam­bém anunciou novas medidas de flexibilização para as ativi­dades comerciais e de presta­ção de serviços, incluindo as de lazer, cultura e recreação a partir de hoje.

Desde maio de 2020, no início da pandemia de co­vid-19, o uso de máscaras nas ruas do estado de São Paulo era obrigatório. Segundo o governador, o decreto que libera o uso de máscaras, publicado no Diário Oficial do Estado, vale para ruas, praças, parques, pátios de escolas, estádios de futebol, centros abertos de eventos e autódromos.

Também deve valer para áreas abertas em condomí­nios, mas se houver aprovação dos moradores em assembleia. Nesses locais, ao ar livre, o uso de máscara não será mais obri­gatório. Para ambientes fecha­dos, o governo pode anunciar a liberação a partir do dia 23 de março, mas isso ainda está em estudo pelo comitê científico.

Segundo o decreto número 062/2022, assinado por Duarte Nogueira e publicado no Diário Oficial do Muniípio (DOM) de quarta-feira, o comércio e o se­tor de serviços poderão atender com 100% de ocupação a partir deste sábado, de acordo com o alvará de funcionamento.

Eventos como feiras e shows obedecerão o limite de 70% de lotação em relação à capacida­de máxima. Nas casas notur­nas, pistas de dança, dancete­rias e similares será permitido o funcionamento com 100% de público, mas mediante esquema vacinal completo – duas doses ou dose única.

Ou teste negativo para co­vid-19 do tipo PCR (realiza­do até 48 horas antes) ou do tipo antígeno (realizado até 24 horas antes). Também será permitida a realização de ati­vidades ao ar livre que sejam de caráter cultural, artístico, beneficente ou esportivo com no máximo até 70% da capaci­dade de ocupação do local.

Na quarta-feira, Doria tam­bém anunciou a liberação de 100% do público para os jogos de futebol realizados no esta­do de São Paulo. Porém, para ter acesso ao jogo do time do coração é necessária a apresen­tação do comprovante de va­cinação. Já o uso de máscaras não será mais obrigatório em ambientes abertos.

Será permitido acesso aos estádios de futebol mediante esquema vacinal completo – duas doses ou dose única. Ou teste negativo para covid-19 do tipo PCR (realizado até 48 ho­ras antes) ou do tipo antígeno (realizado até 24 horas antes). Os dois clubes de Ribeirão Pre­to participam de competições da Federação Paulista de Fute­bol (FPF). O Botafogo disputa a Série A1 do Paulista (Botafo­go) e o Comercial está na A3 do mesmo campeonato.

O Estádio Doutor Fran­cisco de Palma Travassos, do Comercial, tem capacidade para 17.775 pessoas. Já o Está­dio Santa Cruz, do Botafogo, comporta 29.292 torcedores, segundo dados oficiais. Os ser­viços funerários e de cremação podem atender com ocupação de até 100% de sua capacidade, conforme alvarás de funciona­mento, mantidas as medidas de segurança.

Se a causa da morte tiver sido covid-19 com diagnós­tico há menos de 20 dias, permanecem as regras atuais de urna fechada e restrições de dez pessoas na cerimônia. Segundo a prefeitura, a de­cisão foi anunciada devido à queda de 42% na incidência de novos casos de coronaví­rus, de 41% nas internações em decorrência da covid-19 – incluindo ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) – e 32% na ocorrência de mortes por causa da doença em rela­ção às semanas anteriores.

Em março, dos dois mil casos notificados, 432 tive­ram resultado positivo para a doença, o que representa 21,6% de positividade. A co­bertura vacinal contra a co­vid-19 em Ribeirão Preto era de 89% da população com a primeira dose (incluindo as crianças de 5 a 11 anos, tota­lizando 624.456) e 77% com a segunda (544.211).

Outros 64% dos ribeirão­-pretanos receberam a terceira carga (343.324). Com o início da vacinação infantil, o públi­co-alvo subiu de 646.326 para 702.573 pessoas, 56.247 a mais. Ribeirão Preto tem 3.264 mortes por covid-19 e 147.473 casos de coronavírus confirmados des­de o início da pandemia.

Postagens relacionadas

Apreensão de kits maconha no Parque dos Pinus

Redação 1

Enem 2022 será reaplicado nos dias 10 e 11 de janeiro

William Teodoro

Morre aos 53 anos atriz e humorista Márcia Cabrita

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com