Tribuna Ribeirão
Cultura

Marp expõe obras de Odilla Mestriner

Dezesseis anos após sua última mostra individual na cidade, os traços e as cores de Odilla Mestriner (1928-2009) vão voltar a preencher os salões do Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Marp). De 22 de março a 6 de maio, a exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz” será uma rara oportunidade de rever a obra de uma das artistas mais originais do país.

Também será uma chance imperdível para as novas gerações conhecerem o trabalho da mulher que, durante meio século, viu sua arte atravessar as fronteiras de Ribeirão Preto para ganhar o mundo. A exposição faz parte das comemorações dos 30 anos de criação do Marp inaugurado em 22 de dezembro de 1992.

“Promover a cultura é garantir o espaço da arte e a valorização dos artistas. Nada mais apropriado para comemorar uma data tão importante como os 30 anos do Marp do que uma exposição do peso e brilhantismo de Odilla Mestriner. Recorro a Ferreira Gullar para convidar a todos para esse momento especial: ‘a arte existe porque a vida não basta’”, diz o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

As 40 obras em exposição fazem parte do acervo dos colecionadores Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro (empresário) e Rogerio Ruiz (médico cirurgião plástico), moradores em São Paulo e detentores de 170 trabalhos da artista. “Vim para Ribeirão Preto estudar Artes Plásticas e, no início dos anos 70, conheci a Odilla. Nos tornamos amigos e, na década de 1980, comecei a colecionar suas obras”, afirma Ribeiro.

“Sem dúvida, foi uma das mulheres mais guerreiras que conheci na vida. Na infância, uma grave doença trouxe limitações funcionais a seus pés e mãos, mas isso não a impediu de seguir sua trajetória de maneira única, desenvolvendo um trabalho personalizado e merecedor de prêmios no Brasil e no mundo”, diz.

“O Marp é um dos museus mais representativos do Brasil, o que muito nos orgulha, e Odilla Mestriner é uma das artistas expressivas de Ribeirão Preto. Não há forma melhor de se festejar esse 30º aniversário do museu. É a celebração do melhor de nossa cidade e da nossa gente”, avalia o secretário municipal da Cultura e Turismo, Pedro Leão.

Livro e filme – Em 2015, a dupla Ribeiro&Ruiz lançou o livro “Odilla Mestriner – O Olhar do Colecionador”, dentro da programação da 15ª Feira do Livro de Ribeirão Preto. Mas a admiração pela artista não para aí. Depois da exposição no MARP, os colecionadores pretendem mostrar as obras de Odilla em outros municípios.

Também projetam um segundo livro e preparam um filme para contar a vida da artista. “O roteiro já está pronto e a produção será do cineasta Felipe Cunha que, a princípio, havia pensado em um curta, mas, ao conhecer sua história, não teve mais dúvidas em fazer um longa-metragem”, explica o colecionador.

50 anos de arte – A ribeirão-pretana Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.

Flores – Figuras (1978) de Odilla Mestriner

Ao longo de 50 anos de carreira nas artes, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York.

Hoje, além das obras que fazem parte da coleção de Ribeiro & Ruiz, sua arte está nos principais museus do país, entre eles Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC), Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte de Ribeirão Preto.

A exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz” é uma realização do Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Secretaria da Cultura e Turismo e prefeitura de Ribeirão Preto, com apoio institucional da Associação de Amigos do Marp e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A curadoria da exposição é de Nilton Campos e o texto do catálogo é de autoria de Tadeu Chiarelli.

BOX
Serviço
Exposição: “Odilla
Mestriner e a Coleção
Ribeiro&Ruiz”
Onde: Museu de Arte
de Ribeirão Preto Pedro
Manuel-Gismondi (Marp)
Endereço: rua Barão do
Amazonas nº 323, Centro
Informações: (16) 3635-2421
Visitação
Quando: de 22 de
março a 6 de maio
Horários
De terça a sexta-feira: das
9h30 às 12 horas e das
13 horas às 17h30
Sábados: nos dias 25 de março
15 e 29 de abril e 6 de maio
das 9 às 15 horas
Fechado: 7 e 21 de abril 

 

Postagens relacionadas

Série volta com árias dos séculos XIX e XX

Redação 1

USP Filarmônica apresenta repertório brasileiro

Redação 2

A miscelânea da Canavieira

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com