Tribuna Ribeirão
Política

Marmita participa de dez comissões

A eleição para as 21 comis­sões permanentes e do Conselho de Ética da Câmara de Ribei­rão Preto, realizada na última quinta-feira, 1º de fevereiro, dei­xou claro os diferentes graus de disponibilidade dos 22 vereadores que podem ocupar as 80 vagas. O Legislativo tem 27 parlamentares, mas os cinco integrantes da Mesa Diretora não podem participar. Enquanto Adauto Marmita (PR0 vai participar de dez grupos, o ex-presidente Rodrigo Simões (PDT) estará em apenas um.

A Câmara tem seis comis­sões e mais o Conselho de Ética com cinco vagas, totalizando 35. Outras 15 comissões tem três ve­readores cada, totalizando mais 45 vagas. Ou seja, no total são 80 cargos. Como 22 vereadores es­tão aptos a participar, se a divisão fosse igualitária cada vereador participaria de pelo menos três– e vários deles trabalhando em quatro ou mais comissões.

Mas não foi isso que aconte­ceu na formação das comissões. Com a mudança do poder, que saiu das mãos de Rodrigo Simões (PDT) e passou para o chamado “Grupo dos 15” que elegeu Igor Oliveira (MDB) para a presidên­cia, o processo de formação dos grupos deixou claro que alguns vereadores do “Grupo dos 12” optaram por participar o míni­mo possível do processo de dis­cussão dos projetos em trâmite na Casa de Leis.

O próprio Simões, por exem­plo, que presidiu a Câmara no ano passado e desistiu de con­correr à reeleição, aceitou parti­cipar de apenas uma comissão, a de de Títulos e Honrarias, que na prática serve apenas para refe­rendar a concessão de comendas como as de cidadão emérito ou ribeirão-pretano. Ele poderia, se quisesse, participar de pelo me­nos mais dois grupos. E não será o presidente – João batista (PP) vai exercer essa função.

Já Adauto Marmita (PR) não se fez de rogado e aceitou todos os convites que lhe foram feitos. Assim, candidata-se a ser o ve­reador mais atuante em 2018, já que participa de dez comissões. Ele foi eleito membro das comis­sões de Finanças, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tribu­tária, Seguridade Social, Saúde, Previdência e Assistência Social, Direitos Humanos e Cidada­nia, da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso Vítimas de Violência, Direitos das Pes­soas com Deficiência, Direitos da Igualdade Racial, – Defesa do Consumidor, Defesa dos Di­reitos dos Animais, Habitação e Esporte e Lazer.

Marmita não apenas integra essas comissões – é vice-presi­dente da Comissão de Finan­ças, da de Direitos Humanos, da Direitos da Mulher e da dos Direitos das Pessoas com Defici­ência. E preside as de Direitos da Igualdade Racial e a de Esporte e Lazer. Republicano vai ter uma agenda lotada, pois também é presidente da Comissão Especial de Estudos dos Camelôs (CEE). Antes, porém, terá de enfrentar uma investigação no Conselho de Ética. É acusado de organizar bailes funks ilegais, os chamados “pancadões”, no Parque Ribeirão Preto, na Zona Oeste, seu reduto eleitoral. Ele nega.

Postagens relacionadas

Governo faz pente-fino nos últimos dias de Temer

Redação 1

Auxílio abre nova fase de inscrições

Redação 1

PGR recorre contra decisão de Fachin

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com