A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão de terça-feira, 7 de março, projeto da prefeitura de Ribeirão Preto que libera R$ 1.350.000 para obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Albert Sabin, na rua Roberto Michelin nº 205, no bairro Antônio Marincek, Zona Norte da cidade. A proposta autoriza abertura de crédito da Secretaria Municipal da Fazenda em favor da pasta da Saúde para lançar a licitação.
Os recursos são provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal e a abertura de crédito é necessária porque não houve previsão inicial da dotação no orçamento deste ano. A Unidade Básica de Saúde do Marincek atende uma população estimada de 20 mil pessoas dos bairros Antônio Marincek, Jardim Jandaia e Geraldo Correia de Carvalho. Oferece serviços de médico da estratégia da Saúde da Família, odontologia, Assistência farmacêutica, entre outros.
As UBS são equipamentos para atendimento da população com serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) de base territorial e com população referenciada. Dentre os serviços oferecidos destacam-se o atendimento em clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, atendimento odontológico, assistência em enfermagem, assistência farmacêutica, coleta para exames laboratoriais, vacinação, planejamento familiar, atenção domiciliar e o teste do pezinho.
Segundo informações no site da Secretaria Municipal de Saúde, entre Unidades Básicas de Saúde (25), Unidades de Saúde da Família (17), o Centro Médico Social Comunitário (CSMS) da Vila Lobato, três Centros de Saúde-Escola (CSE) e Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS) – Castelo Branco e Quintino Facci não atendem 24 horas –, Ribeirão Preto tem 48 postos.
Conta ainda com três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho) – e as UBDS Doutor Marco Antônio Sahão, a UBDS Sul, na Vila Virgínia, que também atende 24 horas, e Doutor João Baptista Quartin (Central), que virou Centro de Atenção Psicossocial (Caps), totalizando 52. Ainda conta com o Hospital Fundação Santa Lydia.