Por Ubiratan Brasil
Marighella, de Wagner Moura, foi o principal vencedor da 48 ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes, em relação aos longas que estrearam no ano passado. Marighella foi eleito como melhor produção nacional na votação tanto do público como da crítica.
O papel principal foi interpretado por Seu Jorge, que também recebeu a premiação de melhor ator na votação de público e críticos, que elegeram ainda Moura como melhor diretor do ano passado. Os espectadores realmente gostaram do longa, pois conferiram outros dois prêmios: melhor fotografia, para Adrian Teijido, e melhor roteiro, dividido entre Moura e Felipe Braga. Convém lembrar que foram recebidos cerca de 55 mil votos do público.
A avaliação foi feita em 108 títulos nacionais lançados no ano passado, além de 197 estrangeiros.
Esnobado para o Oscar de melhor produção, Ataque dos Cães ganhou a predileção dos críticos, enquanto Não Olhe Para Cima foi o preferido no gosto do público. Frances McDormand apareceu na lista dos especialistas como a melhor atriz por Nomadland, enquanto Anthony Hopkins foi lembrado por Meu Pai. Os espectadores preferiram Fernanda Montenegro (Piedade) e Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães).
As produções mais lembradas poderão ser vistas no Cinesesc até o dia 27 de abril, e também na plataforma Sesc Digital.