Tribuna Ribeirão
Cultura

‘Maracatu de Baque Solto’ é tema da live

FOTO: ANDREA GOLDSCHMIDT

O projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cul­tura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto, apresenta nesta quinta-feira, 17 de junho, às 19h30, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao), uma live com bate-papo ao vivo sobre o “Maracatu de Baque Sol­to”, tradição na cidade de Nazaré da Mata, em Pernambuco.

O encontro, mediado pela produtora cultural Vandre­za Freiria, terá participação de Maria Alice Amorim (es­critora e pesquisadora das poéticas de tradição oral e da literatura de cordel), de Anderson Miguel (mestre do Grupo de Maracatu Águia Misteriosa) e da fotógrafa paulista, produtora audio­visual e curadora do projeto Andrea Goldschmidt.

O “Maracatu de Baque Solto” é uma das expressões tradicio­nais da cultura popular pernam­bucana, resultante da mescla de tradições afro-ameríndias e ibé­ricas. Provavelmente surgiu nos engenhos de cana-de-açúcar, onde os trabalhadores se reu­niam nos períodos de folga para brincar e festejar depois de dias árduos de trabalho.

Atualmente, o folguedo é ligado ao período carnavales­co, quando os ex-canavieiros se enchem de alegria e se tornam membros da corte e poderosos “guerreiros”: são os caboclos de lança. Essa figura quase mítica é o principal personagem da ma­nifestação, e o orgulho de brin­car como caboclo – com saltos, giros, caídas e embates – é passa­do de geração em geração: prova da resistência (física e cultural) que mantém a festa tão ativa e vibrante.

“Os caboclos de lança são os guerreiros de Ogum. Descendentes de escravos. Vestem-se com luxo durante os dias de Carnaval. Suas de­licadas golas são bordadas de azulejos portugueses e a ca­beleira de papel celofane co­lorido brilha ao sol trazendo para perto seu guia espiritual. Carregam sinos, grandes e pesados, com o som dos fa­cões dos cortadores de cana”, diz Andrea, que já registrou 38 festas populares e mani­festações culturais e religio­sas, em 13 estados diferentes.

“Brasil Vivo! Festas, Tradi­ções e Cultura Popular”, pro­movido pelo Sesc Ribeirão Preto, tem como objetivo esti­mular os participantes a fazer uma viagem virtual e encon­trar um novo universo de refe­rências culturais de um Brasil plural. A fotografia artística de Andrea Goldschmidt é a base para os encontros virtuais.

As lives acontecem toda quinta-feira neste mês de ju­nho, sempre acompanhada de convidados locais das re­giões envolvidas, sendo uma oportunidade de conhecer um roteiro de turismo cultu­ral. Nas lives, os internautas podem interagir mandando perguntas e ficar por dentro dos bastidores das manifes­tações e tradições abordadas.

Postagens relacionadas

Literatura social

Redação 1

‘Comida di Buteco’ divulga participantes da 13ª edição em Ribeirão Preto; veja lista

William Teodoro

Cover do Queen faz show em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com