O estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, um dos principais símbolos do futebol brasileiro, completa nesta semana 70 anos de fundação. O local, que já sediou finais de Copa do Mundo, Libertadores e tantos outros grandes jogos, também já recebeu os dois times da cidade de Ribeirão Preto.
Botafogo e Comercial, embora tradicionais, não visitam o estádio há algum tempo. A última vez do Pantera por lá foi no ano de 2001, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, segundo o site “RG do Gol”.
Na ocasião, o Botafogo perdeu para o Fluminense com o placar de 2 a 0. O Tricolor foi a campo com a seguinte escalação: Mauricio; Bell, Tony Menezes e Fabio Luiz; Leandro Biela, Chicão, Capitão, Mateus e Anderson; Jajá e Edvaldo. O técnico era Ernesto Paulo.
Dos que estiveram em campo pelo Pantera, destaque para Fábio Luiz, que mais tarde viraria Fábio Carille, treinador multicampeão no Corinthians. Outro nome que chama atenção é do volante Chicão, destaque na campanha do Paulistão daquele ano e que acabou preso posteriormente acusado de participação em um homicídio.
Recentemente o nome do ex-jogador voltou à mídia, pois seu filho, o atacante João Pedro, cria do Fluminense e que atualmente defende as cores do Watford, da Inglaterra, chamou atenção na temporada 2019 vestindo as cores do tricolor carioca.
Já o Leão do Norte, não vai ao Maraca há mais tempo. A última passagem do Bafo pelo estádio foi em 1978, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O adversário foi o Botafogo-RJ e o Alvinegro saiu derrotado com o placar de 3 a 0.
O Comercial foi a campo naquele dia com a seguinte escalação: Ortiz; Marco Antônio, Leonardo, Vagner e Léo; Tim, Mauricio e Vânder; Ziquita, Pedro Omar e Carlos Hansen. O treinador era Carlos Cezar. O comandante do Botafogo carioca naquela partida foi o lendário Zagallo.