A reportagem do Tribuna apurou que acordo do grupo majoritário de vereadores deverá reconduzir o emedebista à presidência; Jean Corauci deverá ser o primeiro vice-presidente
O vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, Alessandro Maraca (MDB) deverá ser reconduzido à presidência do Legislativo em eleição a ser realizada no próximo dia 30 de novembro. O Tribuna apurou que um acordo com os integrantes do grupo majoritário da Câmara estaria sendo finalizado para a recondução.
O grupo, que nas eleições da Mesa Diretora deste ano, tinha 18 integrantes teria definido também que o primeiro vice-presidente da Câmara em 2022 será o vereador Jean Corauci (PSB). Os outros cargos da Mesa, 2º vice-presidente; 1º secretário e 2º secretário ainda estariam sendo definidos. Mas, existe a possiblidade da permanência de Matheus Moreno (MDB) como 1º secretário.
Já Franco Ferro (PRTB), atual 2º secretário, deixaria a Mesa e seria conduzido para uma importante Comissão Permanente daquela Casa de Leis. A atual Mesa Diretora é formada também por Bertinho Scandiuzzi (PSDB) e por Gláucia Berenice (DEM) 2º vice-presidente que deixariam os cargos.
A recondução de Maraca a presidência teria sido possibilitada com a desistência de Jean Corauci em reivindicar o cumprimento de um acordo feito no começo do ano, quando da eleição de Maraca para a presidência.
Na época, o grupo que elegeu a atual Mesa Diretora teria fechado questão em torno do nome de Maraca, desde que Jean Corauci e Renato Zucoloto (PP) fossem os eleitos para o cargo nos anos de 2022 e 2023, respectivamente. O grupo de oposição que não votou na atual Mesa, formado por Duda Hidalgo (PT), Luís França (PSB), Judeti Zilli (PT) e Ramon Faustino (PSOL) ainda não decidiu se lançará candidato.