Mara Maravilha se pronunciou após fala capacitista em sua recente participação no “Programa do Ratinho“, no SBT. Para cutucar Xuxa Meneghel, ela fez uma paródia bem problemática do hit “Ilariê” usando a expressão “débil mental” de maneira pejorativa e a atitude deu o que falar.
Durante o programa do Ratinho, exibido na última segunda-feira (8), Mara Maravilha resolveu fazer essa “performance”. “Chefe, o senhor pediu para eu cantar Ilariê. E eu tenho a minha versão de ‘Ilariê’”, disse. Em seguida, a ex-Fazenda começou a cantar. “Presta atenção na letra: ‘Tá na hora, tá na hora, da lavagem cerebral. Eu ganhei um disco da Xuxa, eu virei um débil mental. Ilari, ilari, ilariê, ô, ô, ô‘”, cantou.
Apesar de ter achado graça da situação, a “brincadeira” não caiu no gosto do público. Afinal “débil mental” é um termo pejorativo para definir portadores de deficiência ou distúrbio mental. Quem também não gostou nada do que viu foi a própria Xuxa, que deixou um comentário em uma página do Instagram.
“Quando eu ouvi isso, me coloquei no lugar de uma pessoa com necessidades especiais e te juro, fiquei triste. Como uma pessoa que trabalhou pra criança fala isso? Por mim, ok, só me dá mais pena dela. Mas, pelas crianças e pessoas com um grau de intelecto que esteja nessa ‘expressão’ é simplesmente feio”, declarou a apresentadora.
“Desculpa a todos com alguma necessidade especial. Nem todas a ex-apresentadoras são assim. Por favor, não repassem essa mensagem. O que ela quer é espaço… Não dê a ela. Obrigada“, completou Xuxa.
Após a repercussão negativa, Mara Maravilha se desculpou pelo episódio em seu perfil oficial no Instagram, marcando inclusive a própria Xuxa no post.
“Me perdoem os que se sentiram magoados quando despropositadamente pronunciei “débil mental”. Errei. PERDÃO, PERDÃO, PERDÃO. Representar a arte, a comunicação e o imaginário do público é justamente reconhecer que temos grandes responsabilidades. Mesmo com a dita liberdade de expressão, concordo que fui infeliz na empolgação do entretenimento“.
Via Portalpopline