Tribuna Ribeirão
Política

Manobra de Heimlich pode ser obrigatória

A Câmara de Vereadores deve votar, na sessão desta ter­ça-feira, 29 de setembro, proje­to de lei que obriga os hospitais e maternidades da cidade a ministrarem curso de mano­bras de Heimlich aos pais ou responsáveis de recém-nas­cidos. As orientações e o trei­namento, caso a proposta seja aprovada, serão ministrados durante o pré-natal, ou antes da alta hospitalar do bebê.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros so­corros utilizada em casos de emergência por asfixia, provo­cada por um pedaço de comi­da ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias. No caso de recém-nascidos e crianças com até um ano de idade, o engasgamento mais comum é provocado por líquido, lei­te materno ou mesmo saliva.

Segundo especialistas, a obstrução total das vias aére­as pode acontecer quando a criança está se alimentando e, de repente, se mostra incapaz de respirar. A morte do re­cém-nascido pode ser evitada através de medidas preventivas como a manobra de Heimlich.

De autoria do vereador Elizeu Rocha (PP), o projeto de lei estabelece que caberá aos pais ou responsáveis a adesão ou não ao treinamen­to oferecido pelos hospitais e maternidades. Mas, em caso de rejeição, os mesmos deve­rão assinar um termo decla­rando sua recusa.

Os hospitais e maternida­des também deverão afixar nos locais destinados às gestantes, bem como nos berçários e sala de espera, cópia da lei para que todos os tomem conhecimen­to do treinamento oferecido.

Postagens relacionadas

Brasil gasta milhões em saúde por falta de saneamento

William Teodoro

Randolfe diz que há fatos novos e que Temer mentiu

Redação 1

Prefeitura vai terceirizar o ‘156’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com