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Mais uma opção de transporte 

Duarte Nogueira * 
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Ribeirão Preto encerrou 2023 com mais de 50 quilômetros de ciclovias implantadas em vários bairros da cidade e ao lado de importantes vias, para que os usuários de bicicletas possam circular com segurança, sem a presença de demais veículos e pedestres. Esta é uma alternativa para melhorar a mobilidade e diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. Ribeirão Preto investiu na construção de ciclovias, com o objetivo de incentivar a utilização deste tipo de transporte que é mais econômico e saudável. 
 
Em sete anos de nossos dois mandatos entregamos mais de 30 quilômetros de pistas exclusivas para bicicletas, contra 19 quilômetros construídos em anos anteriores. Com isso, quem utiliza a bicicleta para o trabalho, prática esportiva ou lazer já conta com espaços protegidos para a prática. As ciclovias foram construídas pelo Programa Ribeirão Mobilidade e estão presentes nas avenidas do Café, Dom Pedro I, Luiz Galvão César, Octávio Golfeto, Francisco Maggioni, Presidente Vargas, Magid Simão Trad, Luzitana, Cavalheiro Paschoal Innecchi, Meira Junior, Independência e Braz Olaia Acosta.  
 
Além das ciclovias já entregues existem 5 quilômetros construídos da ciclovia Costábile Romano – Presidente Kennedy. De acordo com o projeto do corredor de ônibus Costábile – Kennedy, serão no total 7,2 quilômetros de ciclovia.  A pista começa na praça Winston Churchill, na Lagoinha, e percorre as avenidas Presidente Kennedy e Maurílio Biagi inteiras, terminando na Costábile Romano. Agora, faltam apenas alguns trechos na avenida Presidente Kennedy, onde a ciclovia será construída sobre o canteiro central, que teve galerias de águas pluviais instaladas em toda a sua extensão. 
 
Tendência dos grandes centros urbanos, as ciclovias são buscadas porque permitem cada vez mais a circulação de bicicletas de forma segura, além de retirar do trânsito das ruas veículos poluentes que aumentariam a disputa por espaço, contribuindo com a fluidez do tráfego. Com a ciclovia é possível ampliar consideravelmente a utilização de bicicletas nos deslocamentos, uma demanda impulsionada pela determinação de cada vez mais pessoas em praticar exercícios físicos e cuidar da saúde. 
 
Facilitar a vida das pessoas, melhorar as idas e vindas pela cidade são objetivos do programa Ribeirão Mobilidade, que  contempla 30 grandes obras,com 23 delas já entregues à população, sendo 11 corredores de ônibus, viadutos, pontes, túnel e as ciclovias. O foco é sempre melhorar o tráfego dos mais variados veículos, incentivando também o uso de transporte coletivo, por meio de viagens mais rápidas, seguras e confortáveis. 
 
Já percebemos resultados positivos com a entrega de oito corredores de ônibus e a troca da frota, por veículos novos, menos poluentes e com mais tecnologia embarcada, como pontos para carregar telefones celulares, wifi, ar condicionado e novas formas de pagamentos de passagens. São vantagens que vão ampliar ainda mais o interesse das pessoas em buscar esta forma de transporte. 
 
Com a ciclovia temos muito mais benefícios. O estímulo para as pessoas se transportarem por bicicleta é também uma forma de melhorar a saúde física e mental, com reflexos positivos na menor procura de atendimento médico e, logo, menos consumo de remédios. A lista de melhorias para quem opta pelo ciclismo é extensa, mas ter melhor saúde já é motivo suficiente para adotar o hábito. A isso somamos a nossa busca permanente por um planeta melhor e cidades cada vez mais sustentáveis. 
 
* Prefeito de Ribeirão Preto   

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