Mais uma creche foi furtada em Ribeirão Preto, provavelmente na madrugada de segunda-feira, 15 de outubro, Dia do Professor. Somente neste ano já são 33 ocorrências deste tipo na rede municipal de ensino, média de três por mês, uma ocorrência a cada dez dias. Desta vez, o alvo foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor Doutor Ruy Escorel Ferreira dos Santos, no Jardim Heitor Rigon, na Zona Norte.
Os invasores furtaram os fios de cobre e deixaram a unidade sem energia. As aulas foram parcialmente suspensas. Na última quinta-feira (11), bandidos invadiram o Centro de Educação Infantil (CEI) João da Cruz Moreira, no bairro Valentina Figueiredo, também na Zona Norte da cidade, e além de forçar a suspensão das aulas para 146 alunos, ainda obrigou a diretoria a cancelar a festa do Dia dos Crianças.
Segundo nota da Secretaria Municipal da Educação (SME), na segunda-feira (15), no período da tarde, funcionários foram à escola acompanhar serviço de poda e constataram o furto. Eles avisaram a diretora, que entrou em contato com a pasta. No mesmo dia foi realizado um reparo emergencial para manter os equipamentos refrigerados na cozinha e o reparo total estava previsto para esta terça-feira (16), com a reposição da fiação furtada.
A escola atende 304 alunos no total e 114 foram atendidos normalmente nesta terça-feira. Já os 190 alunos que estudam no local em tempo integral e têm necessidades específicas foram prejudicados e ficaram sem aula ontem. “A normalização do atendimento está prevista para esta quarta-feira (17)”, diz a secretaria. Para invadir a escola, os ladrões se apoiaram em uma poltrona velha deixada em um terreno atrás da unidade, “escalaram” um muro alto e cortaram a concertina. Além da fiação, também furtaram equipamentos, quebraram vidraças e atacaram a merenda.
Somente neste ano já é o terceiro furto registrado na Emei Ruy Escorel Ferreira dos Santos. Segundo a SME, “em 13 de setembro foi realizado o pregão eletrônico para monitoramento 24 horas com seguro. O processo está em fase de homologação. Assim que cumprida essa etapa do processo, será emitida a ordem de serviço e o serviço de monitoramento será iniciado. Em todas as unidades, totalizamos 33 furtos neste ano”, diz a nota.
No furto de quinta-feira, os ladrões levaram a fiação e o relógio de energia. “O atendimento foi prejudicado e os alunos foram dispensados, causando assim o adiamento da festa do Dia das Crianças que seria realizada na escola na data de hoje (ontem). Na semana que vem as aulas acontecem normalmente”, disse a secretaria em comunicado. Nos dois casos, muitos pais tiveram de pagar para que alguém tomasse conta dos filhos enquanto eles estavam trabalhando.