Tribuna Ribeirão
Geral

Mais enxuta, ACIRP reassume protagonismo em Ribeirão

Em abril deste ano, a ACIRP – As­sociação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto completa três anos de uma gestão que foi marcada, sobretudo, por um choque na área interna e ações que permitiram mais capacita­ção aos associados e colabo­radores. Além disso, a entidade assumiu um papel mais efetivo na formulação das políticas públicas municipais, resgatando a importância da associação frente às questões de interesse público, alternando ações de pressão e confronto com momentos de parceria com o Poder Público na defesa dos interesses dos empresários e da cidade.

Mais detalhadamente, é possível descrever as principais melho­rias, como a realocação de recursos, a partir de análise financeira, extinção de ações de baixo retorno e o fim de alguns benefícios auferidos pelos últimos ex-presidentes. A folha de pagamentos também foi reduzida no período de 50% da receita, para 38%.

Podemos afirmar que conseguimos melhorar a maior parte dos aspectos da administração, aprimorando produtos e serviços, a gestão financeira e o relacionamento com o associado.

Para esse fim, entendemos que era necessário redefinir o papel das Distritais (Norte, Leste, Oeste, Centro, Sudoeste e Sul), por isso elas receberam mais poder para que desenvolvam cursos e ações, negociem diretamente com o Poder Público questões relacionadas a cada região, implantem política de pós-venda com visitas, bem como possam desenvolver política de captação de novos associados. As distritais receberam ainda, diversas melhorias na estrutura.

Em nossa gestão entendemos que informações e conhecimento de boa qualidade são essenciais para as empresas, bem como oportunidades de negócios e de networking. Por isso, no período de abril de 2017 até o primeiro trimestre deste ano realizamos 235 treinamentos com mais de 3.400 participantes. Também realizamos mais de 222 eventos, na maioria de negócios, com mais de 11.575 inscritos, sendo que entre eles estão eventos como o Inova Ribeirão com mais de 1.200 participantes em três dias de duração.

A grande missão da ACIRP é apoiar o empreendedorismo e como reconhecimento disso hoje a associação contabiliza 5.600 asso­ciados. Para auxiliar esses empresários, em sua maioria peque­nos e médios, nossa gestão reaproximou a entidade do SEBRAE, do SENAI e do SENAC, oferecendo treinamentos e programas como o SEBRAETEC e também fortalecemos o Programa Empre­ender, de Núcleos Setoriais, que hoje conta com 18 núcleos com 487 empresas atendidas.

Uma das ações mais importantes do processo de descentraliza­ção da ACIRP e do resgate da importância das distritais ocorreu, no fim de 2019, com o Natal Luz nas regiões. Além do lançamento oficial na região central da cidade, o evento foi marcado por ações em mais de duas dezenas de bairros da cidade, envolvendo todas as distritais. Foram mais de 6 mil pessoas na esplanada do Theatro Pedro II, com a chegada do Papai, Mamãe e Vovó Noel, 50 profissio­nais envolvidos e 21 bairros visitados pelo trenó do Papai Noel, em um total de 42 ações do Natal Luz nos bairros.

Para que o empresariado se prepare, a equipe da ACIRP também disponibiliza boletins com oportunidades de licitação e boletins de economia, com notícias e informações relevantes para os negócios.

A atuação da ACIRP tem sido efetiva na sociedade ribeirão-pre­tana, gerando impacto para as mais de 30.000 pessoas das famílias de associados e estimadas mais de 300.000 pessoas das famílias dos trabalhadores de suas empresas. Em função disso, a ACIRP atuou nestes três anos para melhorar a cidade e o ambiente de negócios, entendendo que os empresários são decisivos para o desenvolvimento econômico e para a geração de emprego e renda. Essa atuação se deu principalmente com ações de apoio ao combate à corrupção, em defesa da transpa­rência pública e na pressão por mais obras e para a melhoria da gestão da prefeitura. Merece destaque a apresentação da ACIRP de mais de 185 propostas de interesse dos empresários no Plano Diretor e suas Leis Complementares.

Para realizar esse trabalho, nos últimos três anos participamos de centenas de audiências públicas e de reuniões de Conselhos Munici­pais, sempre buscando defender os interesses dos empresários, como empreendedores e como cidadãos que querem uma cidade melhor.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Hidrofil – Filtros e Acessórios

Redação 1

PUBLICIDADE: OAUTOFALANTE – Comédia com Pedro Cardoso

Redação 1

Camiseta que Bolsonaro vestia quando levou facada esgota em evento conservador

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com