Por: Adalberto Luque
Pelo terceiro dia consecutivo, semáforos foram alvo da ação de ladrões e tiveram fios furtados. O registro ocorreu na manhã desta quarta-feira (19) na avenida Antônio e Helena Zerrener, nos cruzamentos com as ruas Paranapanema e Itapetininga, Vila Tibério, zona Oeste de Ribeirão Preto.
A RP Mobi, empresa que cuida do trânsito em Ribeirão Preto, conformou que os equipamentos tiveram fios furtados. Com os últimos casos, foram 18 furtos de fios de semáforos em apenas três dias.
A empresa de trânsito enviou equipes do setor semafórico e agentes para coordenar o fluxo de veículos. Placas de sinalização foram colocadas para evitar acidentes.

Segundo a RP Mobi, o funcionamento dos semáforos foi restabelecido ainda no período da manhã. A ocorrência de furto foi registrada na Polícia Civil, que deve seguir com as investigações.
Prejuízo
A RP Mobi divulgou um balanço com dados coletados até o dia 15 de fevereiro, relativo aos furtos de fios semafóricos. Em 50 ocorrências, os ladrões furtaram 1.924 metros, causando um prejuízo de R$ 23.088 aos cofres públicos.
Em menos de dois meses, foram furtados quase dois terços do que levaram em todo o ano passado. Em 2024 a RP Mobi registrou 128 ocorrências, com 3.084 metros de fios subtraídos, causando prejuízo total de R$ 37.008.