Por: Adalberto Luque
Uma loja de aparelhos celulares em Ribeirão Preto foi alvo de uma operação, realizada nesta terça-feira (17), pela Receita Federal. O objetivo foi combater o contrabando e descaminho.
De acordo com o órgão, a operação foi conduzida pela Equipe de Vigilância e Repressão (EVR) da Receita Federal de Ribeirão Preto. A loja fiscalizada comercializa aparelhos celulares, tablets e computadores. Nome e localização do estabelecimento comercial não foram divulgados.
Durante o trabalho dos fiscais, foram apreendidos diversos itens, inclusive bebidas, que segundo a Receita, não teriam a devida comprovação regular de importação. Os produtos confiscados somam mais de R$ 300 mil em valores comerciais.
“A entrada de produtos estrangeiros sem o devido aval da Receita Federal é ilegal e promove graves distorções na economia, sobretudo porque promove concorrência desleal entre as empresas”, explicou o órgão federal em nota.
Os celulares, tablets, computadores e bebidas ficarão retidos por um prazo informado aos responsáveis pela loja. Eles deverão comprovar a legalidade dos bens para reaver as mercadorias. Caso contrário, os itens apreendidos serão definitivamente confiscados para serem enviados para leilão, doação ou destruídos.