O primeiro dia de inscrição para os cursos profissionalizantes gratuitos do Centro de Qualificação Social e Profissional – vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas) – levou uma multidão à avenida Dom Pedro I nº 45, no bairro Ipiranga, Zona Norte. Antes das 8h30, quando começou o cadastramento, mais de mil pessoas já aguardavam na fila de olho em alguma das 1,5 mil vagas disponíveis.
A multidão ocupou a calçada que contorna o prédio, esperando a abertura do portão. Dilândia Antunes dos Santos, operadora de caixa em supermercado, chegou às cinco da manhã para garantir um bom lugar na fila e uma vaga em dois cursos. Foram quase quatro horas de espera. “Valeu a pena. Consegui fazer a inscrição para os cursos de recepção de hotelaria e corte e costura. Quero fazer um deles, aproveitar bastante e, com a qualificação, quem sabe mudar de emprego”, conta.
No primeiro dia das inscrições para os cursos profissionalizantes do Centro de Qualificação Social e Profissional, a maior procura foi pelo curso de corte e costura. “Espero conseguir fazer a inscrição para o curso de corte e costura. Estou em busca de qualificação para uma vaga de emprego. Está muito difícil um trabalho com carteira assinada”, diz a estudante Ana Beatriz Gomes, de 18 anos.
Segundo Carlos Cesar Gomes Sturari, responsável pelo Centro de Qualificação Social e Profissional, os cursos oferecidos são de corte e costura, gastronomia (culinária básica, panificação e conservas), informática, beleza (depilação, corte de cabelo, maquiagem, penteado, manicure e pedicure, estética facial e corporal, design de sobrancelhas), cuidador de idosos, hotelaria, jardinagem e paisagismo, bordado, artesanato e crochê.
“O grande número de pessoas na fila, mais de mil pessoas, nos surpreendeu porque as inscrições foram anunciadas recentemente. A maioria está interessada no curso de corte e costura, são 60 vagas para o primeiro módulo, porque tem um retorno financeiro rápido com pequeno investimento. Mas temos outros, caso a pessoa não consiga”, explica Sturari.
Na sexta-feira, 10 de maio, último dia das inscrições, o horário de atendimento será das 8h30 às 12 horas – nesta quinta-feira (9) vai até as 18h30. Os candidatos também podem se inscrever no Céu das Artes, no bairro Ribeirão Verde, na Zona Leste. Os interessados a alguma das 1,5 mil vagas precisam ter idade acima de 17 anos, apresentar documento com foto e comprovante de residência. Apenas moradores de Ribeirão Preto poderão se inscrever. As aulas começam no dia 13.
São 80 vagas oferecidas para o curso de corte e costura, já esgotadas. O curso tem três módulos, cada um com dez semanas de duração. Em três meses a pessoa já sai com o certificado na mão. O curso de beleza (depilação, corte de cabelo e penteado, manicure e pedicure, estética facial e corporal e design de sobrancelhas) também está entre os mais procurados pela população.
No total, serão 430 vagas disponíveis. O de cuidador de idosos, que tem 50 vagas disponíveis, também está em alta. O profissional pode trabalhar em clínicas e residências particulares, desde que tenha o certificado para o exercício da função. Este ano, para melhor receber os alunos do curso de artesanato, as aulas serão na Vila Tecnológica.
Locais
Os locais de realização dos cursos são o Centro de Qualificação Social e Profissional; Centro Comunitário Valentina Figueiredo; Centro Cultural Campos Elíseos; CEU das Artes, no Ribeirão Verde; Cras-5, no Jardim Marchesi (curso de panificação), e Vila Tecnológica, no Jardim Alexandre Balbo.