O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) abriu concorrência pública para a construção de cinco novos reservatórios nos bairros Ribeirânia, Jardim Heitor Rigon e Parque São Sebastião. O valor previsto para a construção dos tanques é de R$ 6.197.340,21. A autarquia havia aberto uma licitação com prazo para a entrega das propostas em janeiro deste ano, mas não apareceram empresas interessadas, e agora decidiu reabrir o certame.
Os reservatórios terão capacidade de armazenar 6,8 milhões de litros de água. Estão previstos dois reservatórios elevados em concreto, com capacidade para 300 mil litros e 500 mil litros. O primeiro será construído na Ribeirânia e o segundo no Jardim Heitor Rigon. Os outros três reservatórios apoiados, também em concreto, terão capacidade de armazenamento de dois milhões de litros cada. Eles serão construídos na Ribeirânia, Jardim Heitor Rigon e no Parque São Sebastião.
Os recursos para a construção dos cinco novos reservatórios são do Programa de Acelerção do Crescimento II – PAC do Saneamento, do governo federal. O prazo de construção dos reservatórios é de seis meses. Os cinco novos tanques serão implantados para melhorar a distribuição de água nos bairros e reduzir a incidência de vazamentos, e já estão sendo construídos dentro do conceito de setorização que está sendo implantado pelo Daerp.
Licitação
As empresas interessadas em participar da concorrência pública poderão encaminhar os envelopes com os documentos de habilitação e a proposta comercial até 7 de maio, às 9h15. A concorrência será aberta no mesmo dia, às 9h30, na sala de licitações da autarquia. As empresas interessadas poderão ter acesso ao edital no site do Daerp.
Reformas
O Daerp também abriu concorrência pública para a reforma de 16 poços e três reservatórios em várias regiões da cidade. O valor estimado para as obras é de R$ 2.172.956,24. No processo licitatório está previsto a reforma das unidades Bonfim Paulista, Arnaldo Victaliano, Lagoinha, Vila Virgínia II, Bandeirantes, Patriarca, Jardim Cadacaan, Jardim Independência, Bananal III e IV e os poços e reservatórios Francisco Schimdt, Jardim Paulista, São José, Parque Ribeirão Preto, Avelino Alves Palma e Jardim Recreio.
A licitação prevê que as empresas forneçam material e mão de obra para a reforma de alvenaria, pintura, rede elétrica e troca de alambrados onde for necessário. O objetivo é melhorar as condições dos locais e iniciar uma padronização dos poços e reservatórios.
As interessadas têm até 9 de maio, às 9h15, para entregarem as propostas, que serão abertas no mesmo dia, a partir das 9h30. O edital está disponível no site do Daerp. O superintendente Afonso Reis Duarte afirma que esta licitação é do primeiro lote de reforma de poços e reservatórios iniciado pela autarquia. “Vamos reformar e padronizar todos os poços e reservatórios do Daerp”, diz.