A Secretaria Municipal da Saúde vai abrir nesta sexta-feira, 4 de março, a partir das 9h30, agendamento para aplicar a segunda dose da vacina Coronavac contra a covid-19 em mais 1.300 crianças de 6 a 11 anos que receberam a primeira carga em 5 e 7 de fevereiro. Para este grupo, a campanha será na segunda-feira (7), a partir das 8h30, em dez das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade.
Ainda hoje, a Secretaria Municipal da Saúde espera vacinar 1.300 meninos e meninas desta faixa etária que foram inicialmente imunizados em 4 de fevereiro. Nesta quinta-feira (3), 5.000 crianças que receberam a primeira carga da Coronavac entre 25 de janeiro e 3 de fevereiro foram vacinadas. Desde terça-feira 22 de janeiro, a pasta já abriu 27.100 vagas para reforçar a imunização de menores de 12 anos.
O agendamento deve ser feito no portal oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br). Para as 1.300 crianças que receberão a segunda dose no dia 7, o credenciamento também pode ser efetuado das 9h30 ao meio-dia desta sexta-feira, pelos telefones (16) 3977-9441 ou 3977-9442. No geral, a meta é imunizar cerca de 60.000 meninos e meninas de 5 a 11 anos residentes na cidade.
Assim como já acontece com idosos, adultos e adolescentes, a pasta manteve o atendimento em domicílio para as crianças. As pessoas acamadas destes grupos podem receber o imunizante em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio Serviço de Atenção Domiciliar, pelo telefone 3977-7111.
O pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário de imunização. Também dá acesso ao site para impressão da ficha do Vacivida. Desde 17 de janeiro, Ribeirão Preto já soma 54.650 vagas abertas para menores de 12 anos que precisam da primeira dose.
Documentos
Nos locais de vacinação, os pais ou responsáveis dessas crianças de 6 a 11 anos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG), por exemplo –, comprovante de residência, ficha Vacivida preenchida e número do protocolo do agendamento. Os meninos e meninas que vão tomar a segunda dose da Coronavac precisam levar o comprovante da primeira carga.
A criança deverá comparecer à vacinação acompanhada de um adulto responsável ou levar o termo de consentimento livre e esclarecido assinado por um de seus representantes legais. O documento está disponível no link www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saude68202105.pdf.
A Secretaria Municipal da Saúde liberou a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer/BioNTech para crianças de 5 anos com comorbidades e de 5 a 11 anos com imunossupressão. Não é necessário o agendamento prévio. Basta comparecer nas UBS’s do Ribeirão Verde, da Vila Abranches, dos Campos Elíseos e do Santa Cruz ou na USF do Jardim Paiva.