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Maioria dos pais quer o filho em sala de aula

F L PITON/ARQUIVO

Uma pesquisa que está sen­do realizada pela Secretaria Municipal da Educação reve­la que 76,2% dos pais ou res­ponsáveis pelos alunos ma­triculados na rede municipal de ensino concordam com o retorno as aulas presenciais em 1º de março. O resultado é parcial, já que o levantamento não foi concluído.

Até agora, 6.639 pessoas participaram do levantamento. Deste total, 5.056, ou 76,2%, são a favor do retorno das aulas pre­senciais. Já 1.583, número que corresponde a 23,8% do univer­so pesquisado, são contrários. Ribeirão Preto tem 110 escolas municipais e 46.228 alunos ma­triculados no Ensino Funda­mental e na Educação infantil.

De acordo com o levanta­mento parcial, 2.234 pessoas com filhos na educação infantil do município participaram da pesquisa. Deste total, 1.872 são favoráveis ao retorno, número equivalente a 83,8%, enquan­to 362 são contra – ou seja, 16,2%. Já no ensino funda­mental, são 4.405 participan­tes até agora, sendo que 3.184 querem que os filhos retornem presencialmente às escolas, 72,3% dos pais e responsáveis. Outros 1.221 preferem as aulas virtuais, 27,7% deste total.

“Queremos ouvir os respon­sáveis por nossos estudantes, é muito importante sabermos a opinião de quem faz parte do dia a dia das escolas. Entrem no site, respondam à pesquisa, enviem para os outros pais, vamos jun­tos iniciar o ano letivo com os olhos voltados para os alunos. A recuperação e reparação do ano passado, aliada à segurança de todos, é a prioridade da secreta­ria”, explica Felipe Elias Miguel, secretário da Educação.

A pesquisa está sendo feita no site da secretaria. Para par­ticipar, o interessado deve digi­tar o número da rematrícula, o nome completo do aluno e sua data de nascimento. A prefei­tura decidiu adiar o início das aulas presenciais para os estu­dantes do ensino fundamental, antes agendado para a última segunda-feira (8).

Em comunicado, afirma que as aulas terão inicio em 1º de março junto com as do ensino infantil. Ribeirão Preto tem 110 escolas aptas a atender e 46.228 alunos matriculados no ensinos infantil e no funda­mental. A alteração no calendá­rio segue uma decisão conjunta do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e das secretarias da Edu­cação e da Saúde, devido à situa­ção epidemiológica da região de Ribeirão Preto.

O governo municipal afir­ma que a prioridade é “a se­gurança de todos, mas tam­bém garantir a volta da rotina escolar dos estudantes, que já tiveram vários prejuízos no âmbito psicológico, cogniti­vo, físico e na aprendizagem”. Segundo a Secretaria Munici­pal da Educação, mesmo com a alteração na data de inicio das aulas, os estudantes terão os 200 dias letivos previstos na legislação educacional,até 22 de dezembro.

Enquanto as aulas não re­começam, utilizará este perí­odo para receber sugestões de pais e professores na organiza­ção escolar. Não haverá reces­so bimestral e as férias de julho serão de apenas uma semana. As aulas presenciais seguirão as normas do Plano São Paulo, de acordo com a fase em que a cidade se encontra.

Nas fases vermelha e laran­ja, a capacidade é de até 35% de lotação em suas salas. Na fase amarela, a lotação é de até 50% na rede municipal, e na fase verde e azul até 100%. Em Ri­beirão Preto, além da porcen­tagem de até 35% de ocupação, as salas ainda serão divididas em três grupos – A, B e C –, em dias alternados.

Na fase amarela, a porcen­tagem aumenta para até 50%, com dois grupos – A e B – e nas fases verde e azul, aumen­ta para 100%. De acordo com a prefeitura, todas as unidades escolares da rede municipal de Ribeirão Preto estão prepara­das para receber os alunos ma­triculados para este ano, cum­prindo todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a volta às aulas, suspensas desde março do ano passado.

As unidades escolares já receberam todos os equipa­mentos de proteção individu­al (EPIs) para uso dos alunos, professores e funcionários, que são: máscaras, face shields, aventais, termômetros infra­vermelhos, fita zebrada, sabo­nete líquido, água sanitária, álcool líquido e álcool em gel.

Também realizaram várias adequações para receber os estudantes, como demarcações no solo, nos refeitórios, pátios, banheiros, adequações nas sa­las de aula com a disposição correta das carteiras para cum­prir o distanciamento social, além de todo o planejamento pedagógico e o planejamento das rotinas diárias.

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