Quase 90% da população brasileira admite já ter acreditado em conteúdos falsos. É o que revela uma pesquisa nacional do Instituto Locomotiva. Segundo o levantamento, oito em cada dez brasileiros já deu credibilidade a fake news. Mesmo assim, 62% confiam na própria capacidade de diferenciar informações falsas e verdadeiras em um conteúdo a qual tenham acesso.
O instituto ouviu 1.032 pessoas com 18 anos de idade ou mais entre os dias 15 e 20 de fevereiro. Na opinião de 65% dos entrevistados, as notícias falsas são distribuídas com a ajuda de robôs e inteligência artificial. A cada dez pessoas, oito reconhecem que há grupos e pessoas pagas para produção e disseminação de notícias falsas.
Sobre o conteúdo das notícias falsas em que acreditaram, 64% disseram que as mentiras diziam respeito a venda de produtos, 63% eram propostas em campanhas eleitorais, 62% tratavam, de políticas públicas, como vacinação, e 62% falavam de escândalos envolvendo políticos. Há ainda 57% que afirmaram que acreditaram em conteúdos mentirosos sobre economia e 51% em notícias falsas envolvendo segurança pública e sistema penitenciário.
O maior risco da desinformação para 26% da população é a eleição de maus políticos, enquanto 22% acreditam que o perigo maior e atingir a reputação de alguém e 16% avaliam como maior problema a possibilidade de causar medo na população em relação a própria segurança. Há ainda 12% que veem como maior risco prejudicar os cuidados com a saúde.
Ingenuidade e vergonha
Segundo o levantamento, ser enganado por uma notícia falsa gera um sentimento de ingenuidade para 35% das pessoas. Já 31% ficam com raiva e 22% sentem vergonha. Um quarto da população também afirma já ter sido acusado de espalhar informações falsas por pessoas que têm uma visão de mundo diferente.
Para o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, é preciso investir em medidas educativas como forma de combater a disseminação de conteúdos mentirosos. “Para enfrentar essa questão, há um desafio para as instituições públicas de formular estratégias que incluam a promoção da educação midiática e a verificação rigorosa das fontes de informação, para fortalecer a comunicação do país e garantir que a população receba informações precisas e confiáveis”, afirma.