Levantamento feio pelo Tribuna Ribeirão no portal da Câmara Municipal de Ribeirão Preto revelou que os vereadores da cidade protocolaram no ano passado 8.648 requerimentos junto à prefeitura. O procedimento legislativo consiste no envio formal de pedidos para que a administração realize algum tipo de serviço público na cidade ou preste informações sobre eles. Após receber o requerimento, o Executivo tem 15 dias úteis para dizer o que fará em relação ao serviço solicitado ou responder os questionamentos.
No ano passado, a maioria era de pedidos de tapa buracos na malha viária da cidade ou recapeamento de ruas e avenidas. Foram 2.796 de tapa buracos e 1.259 de recapeamentos.
Os vereadores campeões de requerimentos foram Igor Oliveira (MDB) com 1.957 e Jean Corauci (PSB) com 1.915. No ano de 2021, quando a Câmara enviou 9.201 requerimentos, Igor e Jean também foram os campeões deste tipo de instrumento legislativo. Naquele ano Oliveira protocolou 2.210 e Jean 2.091.
De acordo com o vereador Igor Oliveira, o requerimento é um instrumento de fiscalização em que o vereador aponta para o Executivo os principais problemas que a população enfrenta cobrando uma solução. “Para mim é uma honra ser o parlamentar que mais apresentou pedidos de melhorias para todos os bairros da cidade, e esse trabalho sério e responsável irá continuar nesse ano de 2023”, afirma.
Ele explica também que em relação aos pedidos que fez, não tem um levantamento exato de quantos foram atendidos ou não, mas garante que a maioria deles é executado rapidamente, porque tem o retorno dos munícipes solicitantes que sempre agradecem. “Apesar da alta demanda que a prefeitura recebe, temos uma relação cordial com o chefe do Executivo que sempre está pronto para receber e atender nossos pedidos”, conclui.
Para Jean Corauci o envio de requerimentos é a maneira que o vereador tem para cobrar a efetividade dos serviços públicos prestados pela prefeitura e a resolução dos problemas que são levantados e fiscalizados por ele. “Inclusive é obrigatório que a prefeitura dê uma resposta para cada requerimento feito por mim e desta maneira mostramos para as pessoas o que a prefeitura pretende fazer sobre o problema apresentado”, afirma.
Segundo ele, a maioria dos problemas apresentados nos requerimentos é resolvida, “tirando os serviços de recapeamentos que nos últimos dois anos não estariam sendo atendidos. Mesmo assim continuo cobrando todos desde o pedido mais antigo até os mais novos”, finaliza.