Tribuna Ribeirão
Política

Maia definirá PEC do foro após reunião com Cármen

O presidente da Câma­ra, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu marcar um encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), mi­nistra Cármen Lúcia, antes de definir a data de instalação da comissão especial que vai de­bater o mérito da proposta que restringe o foro privilegiado por prerrogativa de função em casos de crimes comuns. Maia informou que o encontro será na terça-feira, 28.

A reunião se dará após a maioria dos ministros da Cor­te votar por limitar o alcance do foro privilegiado de deputados federais e senadores. O julgamen­to foi suspenso por um pedido de vista de Dias Toffoli, mas, pelo entendimento de 7 dos 11 minis­tros, somente deverão tramitar na Corte processos de crimes come­tidos no exercício do mandato e relacionados ao cargo.

Nos corredores da Câma­ra, há um movimento na Casa para acelerar a tramitação da Proposta de Emenda à Cons­tituição (PEC) proveniente do Senado, de modo que o texto seja votado no plenário ainda no primeiro semestre de 2018. Parlamentares do PMDB e do PT defendem abertamente dis­cutir na comissão a inclusão do foro para ex-presidentes da República, o que beneficiaria Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e, a partir de 2019, o atual presidente Michel Temer. Maia disse que a ideia não foi discutida com ele e que não acredita que a proposta avance na Câmara. “Ninguém falou co­migo (sobre foro para ex-presi­dentes)”, disse à reportagem.

Ao contrário de Maia, o de­putado Paulo Teixeira (PT-SP), que pretende integrar a comis­são especial, acha que o foro privilegiado para ex-presidente deve prosperar na Casa por­que acusações relacionadas ao exercício do mandato, seja para parlamentar ou cargo Executivo, devem ter o foro. “Isso vale para ex-presidente da República. Se ele for acusado de algo que ocor­reu no seu mandato, certamente se ele tinha proteção do foro, ele tem de ter também. Eu sou da opinião de que tudo que diz res­peito ao mandato presidencial continua com o foro”, afirmou. Teixeira disse que sua posição é pessoal e não representa a opi­nião da bancada do PT.

Na quarta-feira, 22, um dos vice-líderes da bancada do PMDB na Câmara e membro da CCJ, deputado Mauro Perei­ra (PMDB-RS), defendeu que a extensão do foro privilegiado para ex-presidentes entre nas discussões da comissão especial. “Vai ter de ter um debate. Um ex-presidente da República tem informações sigilosas. Isso tem de ser tratado na comissão especial, tem de trazer o tema para a mesa de discussão”, pregou.

Postagens relacionadas

Decisão de Barroso veda benefício para condenados por corrupção

Redação 1

Câmara conclui primeiro turno de votação

Redação 1

Servidores: Greve vai para dissídio coletivo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com