Tribuna Ribeirão
Política

Maia adia sessão da MP dos ministérios

Foto: Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), en­cerrou a sessão de ontem sem votar a Medida Provisória 870, que reestruturou os ministérios do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Havia possibilidade de o plenário da Câmara votar ain­da nesta quinta-feira o relatório da MP, aprovado nesta manhã em comissão especial.

Maia disse que deve votar a MP 870 em até duas semanas. “Acho que semana que vem vota umas duas ou três [MPs]. E acho que daqui duas ou três semanas está pronta para ser votada”, disse Maia.

O impasse se deu após o deputado Diego Garcia (Pode -PR) questionar o regimento (conjunto de regras da Câma­ra) e alegar que as medidas pro­visórias devem ser analisadas pela ordem de chegada. Com isso, Maia definiu que outras cinco medidas provisórias que tramitam na Casa serão anali­sadas antes da MP da reformu­lação dos ministérios.

A decisão de Maia tem dois efeitos imediatos: dá tempo para o governo tentar organi­zar a base e reverter as modi­ficações que a medida sofreu, como a mudança do Coaf (Conselho de Controle de Ati­vidades Fiscais), demarcação de terras indígenas e as com­petências dos auditores fiscais. Mas, por outro lado, há risco de a Medida Provisória perder va­lidade, em 3 junho, e os minis­térios voltarem à configuração anterior, com 29 pastas.

“Como a base está um pou­co desorganizada vai ter que ter uma organização rápida para chegar nessa medida. Já vi go­verno votar 30 medidas provi­sórias aqui, no governo Lula”, disse Maia.

“Para o governo acho muito bom ter essa matéria aprovada hoje. Mas se há uma questão e ordem que me coloca para res­peitar o regimento, foi o que eu fiz. A base está um pouco de­sorganizada e pode levar tem­po se a oposição resolver usar o kit obstrução completo [para atrasar a análise da MP]”, disse Maia ao final da sessão.

Postagens relacionadas

SAI O CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DO ‘PRÊMIO’

Redação 1

João Doria inaugura hospital na região

Redação 1

Prefeitura quer vender 49 áreas

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com