A Cia. Minaz vai apresentar neste final de semana sua montagem de “Mahagonny”, baseada na peça “Ascensão e queda da cidade de Mahagonny”, do dramaturgo alemão Bertold Brecht (1898- 1956), musicada por Kurt Weil (1900-1950). O espetáculo conta a história de três fugitivos encurralados numa região deserta que decidem da noite para o dia criar uma cidade para atrair pessoas e arrancar dinheiro delas.
Assim nasce Mahagonny, a cidade arapuca onde há muita bebida, diversão e sete dias de descanso na semana. Lá tudo é permitido… para quem tem dinheiro, é claro. Entretanto, esse paraíso de excessos esconde muita coisa, onde a crítica brechtiana à sociedade de consumo vai se tornando cada vez mais evidente. O espetáculo não é recomendado para menores de 18 anos.
A montagem da Cia. Minaz estreou em 2017, conta com um elenco formado por 12 solistas da Cia. Minaz, com adaptação e direção cênica de André Cruz, direção artística de Gisele Ganade, arranjos de vocais de Pedro Coelho, cenografia de Ivo Rinhel D’Acol e fotografia de Claudio Frateschi.
As apresentações serão no Teatro Minaz (rua Carlos Chagas nº 273, Jardim Paulista), às 20h30 de sábado, 14 de setembro, e às 19 horas de domingo (15). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada ou antecipado) e estão disponíveis para compra na sede da companhia (Carlos Chagas nº 259) ou pelo site www.compreingressos.com.
A Cia Minaz
Criada por Gisele Ganade e Ivo Rinhel D’Acol em 1990, em Campinas, com o intuito de formar público e novos profissionais para a música vocal e para a ópera em cidades de interior, a Cia. Minaz teve sua estreia com a montagem da ópera bufa “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), apresentando-se em diversas cidades do interior paulista. No ano seguinte conquistou o “Prêmio Estímulo” da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas com seu projeto de montagem da ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart.
Sediada desde 1992 em Ribeirão Preto mantém um coral lírico, um coro juvenil, um pré-juvenil, dois corais infantis, um madrigal e solistas que se formam em sua escola de canto através de bolsas de estudo. Os corais da Cia. Minaz realizam espetáculos e concertos mantendo um vasto repertório, tendo sido regidos por maestros como Abel Rocha, Roberto Minczuck, Túlio Colacioppo, Claudio Cruz, Victor Hugo Toro, Norton Morozowicz, entre outros.
A Cia. Minaz possui em seu repertório diversos títulos de óperas, concertos e musicais apresentados em diversas cidades tendo como sua sede o Teatro Minaz onde acontecem suas temporadas de óperas, ópera estúdio, musicais, cursos, palestras e concertos. Mantém suas temporadas através de projetos de Lei Rouanet e Programa de Ação Cultural (ProAC), tendo sido Ponto de Cultura em convênio com governo federal e a prefeitura de Ribeirão Preto.