O embaixador Lauro Moreira, já citado como o principal difusor da cultura brasileira, será o palestrante do “Aeaarp Cultural”, que acontece nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 19 horas, no auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto – entrada pela rua Almirante Gago Coutinho nº 333, Jardim São Luiz. Ele vai falar sobre “Inovação, universalidade e atualidade da obra de Machado de Assis”.
Lauro Moreira fez um grande trabalho de divulgação da obra do escritor brasileiro no período em que esteve à frente da Embaixada do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal. Lá, colocou em prática um ambicioso projeto de difusão da obra de Machado de Assis (1839-1908).
Promoveu vários tipos de eventos, como seminários e colóquios, principalmente por ocasião do bicentenário da morte do escritor, em 2008. A atuação de Moreira resultou em novas edições da obra de Machado de Assis em Portugal e, principalmente, na popularização do autor, até então pouquíssimo conhecido pelos portugueses.
Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores nomes – senão o maior – da literatura do Brasil. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.
Testemunhou a abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. Fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Sua extensa obra constitui-se de dez romances, 200 contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)”
Sobre o “Aeaarp Cultural”
O projeto da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (Aeaarp), coordenado pela arquiteta Ercília Pamplona, foi lançado em 2017 e já promoveu eventos temáticos sobre inúmeros escritores, poetas e compositores brasileiros. É realizado a cada dois meses e destinado ao público em geral, com ingresso solidário (dois quilos de alimento não perecível que são destinados a entidades sociais).