Tribuna Ribeirão
Cultura

Machado de Assis é tema de debate

O embaixador Lauro Moreira, já citado como o principal difusor da cultura brasileira, será o palestran­te do “Aeaarp Cultural”, que acontece nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 19 horas, no auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Pre­to – entrada pela rua Almi­rante Gago Coutinho nº 333, Jardim São Luiz. Ele vai falar sobre “Inovação, universali­dade e atualidade da obra de Machado de Assis”.

Lauro Moreira fez um grande trabalho de divulga­ção da obra do escritor bra­sileiro no período em que esteve à frente da Embaixada do Brasil junto à Comunida­de dos Países de Língua Por­tuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal. Lá, colocou em prá­tica um ambicioso projeto de difusão da obra de Machado de Assis (1839-1908).

Promoveu vários tipos de eventos, como seminários e colóquios, principalmente por ocasião do bicentená­rio da morte do escritor, em 2008. A atuação de Moreira resultou em novas edições da obra de Machado de As­sis em Portugal e, principal­mente, na popularização do autor, até então pouquíssimo conhecido pelos portugueses.

Joaquim Maria Machado de Assis é considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores nomes – senão o maior – da literatura do Brasil. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dra­maturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

Testemunhou a abolição da escravatura e a mudança políti­ca no país quando a República substituiu o Império, além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido gran­de comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. Fundou e foi o primeiro presidente unânime da Acade­mia Brasileira de Letras (ABL).

Sua extensa obra consti­tui-se de dez romances, 200 contos, dez peças teatrais, cin­co coletâneas de poemas e so­netos, e mais de 600 crônicas. Machado de Assis é conside­rado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)”

Sobre o “Aeaarp Cultural”
O projeto da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Pre­to (Aeaarp), coordenado pela arquiteta Ercília Pamplo­na, foi lançado em 2017 e já promoveu eventos temáticos sobre inúmeros escritores, poetas e compositores brasi­leiros. É realizado a cada dois meses e destinado ao público em geral, com ingresso soli­dário (dois quilos de alimen­to não perecível que são des­tinados a entidades sociais).

Postagens relacionadas

Cerâmica promove festival de teatro

Redação 1

Cinema

William Teodoro

Festival de choro movimenta RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com