Tribuna Ribeirão
Geral

Lula pede que processo do tríplex seja anulado

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que a Jus­tiça Eleitoral é responsável por julgar crimes comuns quando há conexão com delito eleitoral, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que seja anulada a condenação do petista no caso do tríplex do Guarujá, que le­vou o ex-presidente à prisão, o sentenciando a 12 anos e um mês pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Os ad­vogados de Lula defendem que o órgão competente para julgar o caso é a Justiça Eleitoral, com base no que decidiu o STF.

Embora o petista não tenha sido condenado por caixa dois, a defesa alega que o processo menciona suspeitas de crime eleitoral, de que Lula teria lidera­do um esquema de arrecadação de valores a partidos políticos, que custearia campanhas elei­torais. A possibilidade de Lula pedir a anulação do processo em função da decisão do STF já tinha sido aventada pela for­ça-tarefa da Lava Jato, que foi contrária ao entendimento da Suprema Corte.

No último dia 13, o pro­curador da República Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou que a condenação do tríplex “não é só pelo tríplex, é um dinheiro de corrupção encaminhado também para o Partido dos Trabalhado­res. Então, também tem uma questão eleitoral”. “Ainda que formalmente não tenha sido imputado ao Recorrente delito previsto no Código Eleitoral, materialmente é esse o con­texto fático, pelo qual se extrai que toda a instrução processu­al foi realizada perante órgão jurisdicional absolutamente incompetente para tanto”, ale­gou a defesa de Lula.

O pedido foi feito dentro de um recurso de Lula que tra­mita no STJ e busca reverter a condenação no caso. O relator é ministro Felix Fischer, que já negou outros pedidos do petis­ta. Inclusive, está pendente de julgamento pela Quinta Turma do STJ, da qual Fischer faz par­te, um pedido da defesa de Lula que tenta reverter uma dessas negativas do ministro relator. Individualmente, Fischer negou a ação do petista contra a con­denação no tríplex. Contra isso, os advogados do petista recor­reram, o que deve ser analisado pela Quinta Turma.

Postagens relacionadas

Ribeirão Preto 164 Anos – Aniversário nem sempre foi em 19 de junho

Redação 1

Fotografia – Eternizando momentos

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com