Tribuna Ribeirão
Geral

Lula pede que processo do tríplex seja anulado

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que a Jus­tiça Eleitoral é responsável por julgar crimes comuns quando há conexão com delito eleitoral, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que seja anulada a condenação do petista no caso do tríplex do Guarujá, que le­vou o ex-presidente à prisão, o sentenciando a 12 anos e um mês pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Os ad­vogados de Lula defendem que o órgão competente para julgar o caso é a Justiça Eleitoral, com base no que decidiu o STF.

Embora o petista não tenha sido condenado por caixa dois, a defesa alega que o processo menciona suspeitas de crime eleitoral, de que Lula teria lidera­do um esquema de arrecadação de valores a partidos políticos, que custearia campanhas elei­torais. A possibilidade de Lula pedir a anulação do processo em função da decisão do STF já tinha sido aventada pela for­ça-tarefa da Lava Jato, que foi contrária ao entendimento da Suprema Corte.

No último dia 13, o pro­curador da República Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou que a condenação do tríplex “não é só pelo tríplex, é um dinheiro de corrupção encaminhado também para o Partido dos Trabalhado­res. Então, também tem uma questão eleitoral”. “Ainda que formalmente não tenha sido imputado ao Recorrente delito previsto no Código Eleitoral, materialmente é esse o con­texto fático, pelo qual se extrai que toda a instrução processu­al foi realizada perante órgão jurisdicional absolutamente incompetente para tanto”, ale­gou a defesa de Lula.

O pedido foi feito dentro de um recurso de Lula que tra­mita no STJ e busca reverter a condenação no caso. O relator é ministro Felix Fischer, que já negou outros pedidos do petis­ta. Inclusive, está pendente de julgamento pela Quinta Turma do STJ, da qual Fischer faz par­te, um pedido da defesa de Lula que tenta reverter uma dessas negativas do ministro relator. Individualmente, Fischer negou a ação do petista contra a con­denação no tríplex. Contra isso, os advogados do petista recor­reram, o que deve ser analisado pela Quinta Turma.

Postagens relacionadas

Cresce venda de produtos eróticos na pandemia

William Teodoro

Termina dia 29 prazo para envio de relatórios salariais por empresas

William Teodoro

Feira de orquídeas acontece neste final de semana em RP  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com