Tribuna Ribeirão
Política

Lula lidera todos os cenários para 2022

Montagem

Pesquisa Quest/Genial di­vulgada nesta terça-feira, 5 de outubro, mostra que o ex-presi­dente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua como candidato favorito para as eleições presi­denciais de 2022. Em todos os cenários testados para primeiro turno, o petista apa­rece na liderança com larga vantagem para o segundo co­locado, o presidente Jair Bolso­naro (sem partido).

No segundo turno, o ex­-presidente também seria elei­to, se o pleito fosse hoje. De acordo com a pesquisa, nos cinco cenários testados, o pe­tista pontua entre 43% e 46%, a depender dos candidatos in­cluídos ou retirados da disputa. Na média estimada entre todos os cenários apresentados, Lula fica com 45% dos votos, contra 26% do atual presidente, Jair Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) fica em terceiro lugar com 11% da média de intenções de voto.

Nos cenários de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 53% a 29%. Em uma dis­puta com Sérgio Moro, o pe­tista teria 52% contra 26%. A maior vantagem do ex-presi­dente seria contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG): 56% a 14%. Já a menor seria contra Ciro Go­mes, em um placar de 49% a 27%. Lula também derrotaria Luiza Trajano (54% a 17%), João Doria (54% a 16%), e Eduardo Leite (55% a 15%), os dois últimos do PSDB.

Rejeição
A pesquisa mostrou, ain­da, que a avaliação negativa do governo Bolsonaro cresceu três pontos percentuais des­de setembro e chegou a 53%. Esta é a maior rejeição à atual gestão. Outros 24% dos entre­vistados avaliaram o atual go­verno como regular, enquanto apenas 20% o consideram po­sitivo. A rejeição do presidente aumenta conforme a região dos entrevistados.

No Nordeste, onde Bol­sonaro tem menor adesão, a avaliação negativa do go­verno chega a 61%. No Sul, onde é melhor avaliado, a percepção sobre o governo foi negativa em 47% das res­postas. Entre as pessoas ouvi­das pela Quest/Genial, o atu­al presidente é pior avaliado entre mulheres.

Também estão neste grupo pessoas com até dois salários mínimos de renda e com es­colaridade até o ensino funda­mental. Para o levantamento, foram feitas 2.048 entrevistas domiciliares em 123 cidades, entre 30 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro estipulada é de 2,2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Postagens relacionadas

TCE avalia licitação do lixo

William Teodoro

Projeto cobra lista de ‘trenzinho legal’

Redação 1

Congresso volta a RP 42 anos depois

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com