Tribuna Ribeirão
Política

Lula lidera pesquisa com 43% dos votos

Montagem

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 25 de feverei­ro, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na lide­rança da disputa pelo Palácio do Planalto com 43% das intenções de voto na pesquisa estimula­da. O presidente Jair Bolsona­ro (PL) continua em segundo lugar, com 26% das intenções.

O ex-juiz Sergio Moro (Po­demos) e Ciro Gomes (PDT) ainda disputam pelo terceiro lugar. Moro tem 8% das inten­ções, Ciro 7%. Oscilando den­tro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais, a pesquisa mostra o cenário cristalizado da disputa neste início de ano.

João Doria (PSDB) con­tinua a aparecer em quinto lugar, com 3% das intenções. Já Simone Tebet (MDB), An­dré Janones (Avante) e Felipe d’Avila (Novo) têm 1% cada um. Eduardo Leite (PSDB) também ficou com 1%. Nas últimas semanas, o governa­dor do Rio Grande do Sul tem sinalizado que pode ser candi­dato à Presidência.

Eduardo Leite já está no radar do PSD para a disputa. Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuou, e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), não foi testado nesta pesquisa. Brancos e nulos foram 7% e os que não sabem ou não responderam foram 2%.

Segundo turno
Nas projeções para segundo turno, Lula manteve a lideran­ça sobre os demais candidatos. Contra Bolsonaro, o petista te­ria 54% dos votos e o presiden­te, 32%. Em um suposto se­gundo turno com Moro, Lula registra 52% à frente dos 31% do ex-ministro. Contra Ciro Gomes, o ex-presidente fica com 51% e o pedetista, 25%.

Na disputa contra Doria, Lula pontua 54% e o gover­nador, 18%. Em um cenário com Moro e Bolsonaro no segundo turno, o ex-juiz te­ria 33% e o presidente 32%. Contra Ciro, Bolsonaro teria 35% e o ex-governador cea­rense, 47%. Já em um cenário com Doria, o tucano lidera com 39% e Bolsonaro, 36%.

Reprovação
O levantamento indica que 53% dos entrevistados classifi­cam o governo Bolsonaro como “ruim ou péssimo”; 25% consi­deram como “ótimo ou bom”. Em relação à gestão Bolsonaro, 63% desaprovam o seu governo. O Ipespe ouviu mil eleitores nos dias 21 a 23 de fevereiro. A mar­gem de erro é de 3,2 pontos per­centuais e o índice de confiança é de 95,5%. A pesquisa está re­gistrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05015/2022.

Postagens relacionadas

PT de Ribeirão realiza plenária para debater conjunturas e eleição de 2024

Redação 10

Joice: infelizmente decreto de armas foi derrubado, mas respeito decisão

Redação 1

Decisão de Bolsonaro de acabar com DPVAT atinge empresa de Luciano Bivar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com