Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Lula confirma vinda do Instituto Federal  

Lula confirma vinda  do Instituto Federal (Fabio Rodrigues/Pozzebom)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou nesta terça-feira, 12 de março, a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em Ribeirão Preto. A confirmação aconteceu em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, quando foi anunciada a instalação de 100 novas unidades em todo o país.  
 
No Estado de São Paulo serão doze. No total, serão investidos R$ 3,9 bilhões na criação dos novos institutos, que terão capacidade para atendimento de até 140 mil estudantes, uma média de 1.400 cada. O objetivo do governo é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica e criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. 
 
É com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza de que esse país vai chegar a ser um país de primeiro mundo, um país desenvolvido, um país de uma sociedade composta pela grande maioria de gente de classe média”, disse o presidente.  
 
Porque nós não fizemos opção para ser pobre. Aliás, ninguém gosta de ser pobre, ninguém gosta de se vestir mal, ninguém gosta de comer mal, ninguém gosta de morar mal, ou seja, todos nós nascemos para ter acesso a tudo aquilo que a gente produz”, emendou Lula, durante a cerimônia no Palácio do Planalto. 
 
Na última sexta-feira (8), o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou projeto de lei que prevê a doação da área da antiga Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), na avenida Marechal Costa e Silva nº 1.111, nos Campos Elíseos, Zona Norte de Ribeirão Preto, para construção de campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).  
 
Participaram da solenidade o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o reitor geral do Instituto Federal de São Paulo, professor Silmário Batista dos Santos. O terreno tem 36 mil metros quadrados e pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM), que funcionou de 1945 a 1981. 
 
Fica em região estratégica para atender a população que será beneficiada pela iniciativa, estimada em 1.400 alunos. O espaço necessitará de adequações para receber o equipamento e, por isso, as atividades educacionais, por enquanto, vão ocorrer no prédio da rua Wladimir Pinto Ferraz nº 250, no Parque Ribeirão Preto, Zona Oeste. O espaço provisório conta com diversas salas e laboratórios, com capacidade para atender 600 alunos. As aulas devem começar no segundo semestre. 

 

Uma comissão para a implantação do IFSP deverá ser formada com o objetivo de estudar as necessidades locais, sociais e educacionais, garantindo os direcionamentos futuros. “ O Instituto Federal é uma joia preciosa que será cuidada com muito carinho, atendendo jovens com qualidade alta. Uma chance para prosperar e vencer na vida”, disse o prefeito. 
 
A instalação do Instituto Federal em Ribeirão Preto foi oficializada em outubro do ano passado, quando Duarte Nogueira sancionou a lei complementar nº 3.202/2023, sobre a doação do imóvel no Parque Ribeirão Preto. O projeto do Executivo foi aprovado pelos vereadores no dia 17 do mesmo mês. 
 
No local funcionou uma escola do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto (Sinsaúde). O edifício foi retomado judicialmente pela prefeitura por descumprimento de cláusulas do contrato de cessão por comodato por parte da entidade.  
 
A doação em comodato foi feita por um período de dez anos e exige que o Instituto Federal terá de começar a funcionar no local em no máximo dois anos. No local devem estudar até 600 alunos. Em um segundo momento, o IFSP pretende construir um campus na cidade, no terreno onde funcionou a Cianê.  
 
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. 
 
A legislação também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante. Oferece uma gama de cursos gratuitos: 29 cursos técnicos, 15 de licenciatura e 19 de bacharelado em todas as áreas de atuação, de Humanas e Exatas. A previsão é de que as aulas no futuro campus comecem em 2024.  
 

Postagens relacionadas

Motorista que atropelar animal e não comunicar terá que pagar multa

Redação 2

Projeto criminaliza apologia à ditadura

Redação 1

‘Chuva de verão’ Agora ‘o céu está lindo’, diz Bolsonaro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com