Saneamento básico atingiu a universalização em Luiz Antônio, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Sanel atende a população local com serviços de água potável, produzindo 250 metros cúbicos de água por hora por meio de seus quatro poços que são distribuídos por uma rede de 64 quilômetros.
A cidade tem hoje 100% de tratamento e abastecimento de água e 100% de coleta e tratamento de esgoto. A companhia ainda mantém poços nas ruas Luiz Rampazo (Centro), América de Araújo Pires (Jataí) e Rua das Violetas (Bela Vista) e na avenida Manoel Pedrosa Filho (Alto do Mirante).
Com os investimentos em tecnologia e infraestrutura passou a produzir 360m³ por hora. Dentre os desafios do abastecimento está a implantação de hidrômetros para medição de consumo de água, eliminando assim problemas de intermitência e reduzindo o volume de perdas de água tratada.
Também houve a substituição da rede de distribuição de água, reforma dos reservatórios, revitalização dos poços que abastecem o município, implantação de sistema de controle de qualidade como monitoramento, análise laboratorial contínua, automação para o monitoramento online 24 horas, do funcionamento das bombas e nível dos reservatórios.
Tudo isso aumentou a disponibilidade de água de qualidade para os luizantonienses. A cidade conta com 66 quilômetros de rede de esgoto e uma coleta e tratamento de 100% dos efluentes domésticos. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é compacta, dada a pouco disponibilidade de área. Está localizada na Rodovia Municipal Luiz Antônio s/nº.
Todos os investimentos que a Sanel vem fazendo para o saneamento da cidade permanece para sempre com Luiz Antônio, com uma estrutura robusta, pronta para atender as demandas planejadas ou emergenciais, buscando sempre agilidade e excelência nos serviços prestados.