A lombalgia é a dor na região lombar das costas. Ela é o tipo de dor nas costas mais frequente que atinge milhões de brasileiros.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% da população mundial já teve ou ainda apresentará um caso de dor nas costas. A dor nas costas é uma das principais razões de afastamento de trabalhadores em idade ativa do mercado de trabalho. E a região lombar é a mais atingida.
A lombalgia pode ter diversas causas e muitas pessoas não sabem o que fazer quando uma crise de dor aguda na região lombar se instala, adotando medidas que podem piorar o quadro a longo prazo.
Vamos então falar sobre lombalgia e o que fazer quando a dor se instala. Além disso, vamos dar dicas de como evitar crises recorrentes desse problema tão comum.
O Que É Lombalgia?
A lombalgia é a dor localizada na região lombar da coluna. A coluna vertebral pode ser dividida em região cervical (que abrange o pescoço), torácica (no meio das costas) e lombar (no final).
A coluna é composta por diversos ossos denominados vértebras. Esses ossos apresentam um orifício bem no centro, por onde passa a medula. Entre esses ossos há um disco, chamado de disco intervertebral. Esse disco é responsável por absorver os impactos e evitar o atrito entre as vértebras.
Além das vértebras e dos discos, há inúmeras ramificações nervosas presentes na coluna. Por isso que qualquer trauma, ou contração da região acaba resultando em dor.
Quais São As Principais Causas da Lombalgia?
Dor na região lombar pode ter diversas causas.
Desde um trauma na região, causado por um acidente, até problemas relacionados à postura errada ou quadros de patologia, ou seja, de doenças que necessitam de tratamento.
- Má postura;
- Excesso de carga ou peso na coluna;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Movimentos repetitivos;
- Falta de fortalecimento da musculatura das costas;
- Hérnia de disco;
- Artrite/artrose.
Tratamento Da Lombalgia
O tratamento da lombalgia envolve primeiramente retirar a dor aguda. Isso pode ser feito pela prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios.
Em seguida, é importante que a pessoa busque o diagnóstico da causa da dor na região lombar.
O diagnóstico pode ser feito com uma boa avaliação física, por um médico ortopedista, que pode solicitar alguns exames de imagem, dependendo do caso.
Raio-X, ressonância magnética e tomografia podem ser solicitadas.
Como parte do tratamento, sessões de fisioterapia podem ser indicadas, justamente para fortalecer a musculatura da região lombar, para que as crises de dor se tornem menos frequentes.
Exercícios de fortalecimento para a região são muito importantes, uma vez que, de acordo com Helder Montenegro, um dos maiores nomes nacionais em tratamento de doenças da coluna, a dor geralmente acontece porque a musculatura profunda da região da coluna encontra-se pouco fortalecida.
Práticas como yoga, pilates, bem como séries de exercícios específicos para o fortalecimento da musculatura da região lombar, são bastante indicados, sempre com a supervisão de um educador físico e/ou fisioterapeuta.
Também é importante lembrar que embora muitas pessoas acreditem que ficar deitado é a única solução para quem tem lombalgia, estudos mostram que deitar não resolve a causa, portanto, quem tem dores crônicas na região lombar, precisa buscar diagnóstico e tratamento adequado.
Como Evitar A Lombalgia?
Algumas dicas podem evitar o aparecimento frequente de dores na região lombar. Confira.
- Tenha uma vida ativa, com prática de esportes;
- Mantenha-se dentro do peso;
- Evite longos períodos na mesma posição, fazendo pequenas pausas para alongamentos;
- Tenha uma boa postura para trabalhar, sentar e até mesmo ao andar;
- Faça exercícios de fortalecimento para musculatura das costas;
- Em caso de dor aguda, busque atendimento médico de urgência para a prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios para melhora imediata do quadro;
- Repouso total não é indicado como solução para quem tem dores frequentes na região lombar. Busque um diagnóstico e tratamento adequado para o problema. Só ficar deitado não vai resolver o problema.
- Caso tenha dores frequentes, busque um ortopedista para um diagnóstico preciso;
- Invista em sessões de fisioterapia.