O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDLRP) criaram uma central de atendimento exclusiva para auxiliar empresários da região que compreende o Centro da cidade, avenida Nove de Julho, Boulevard e Vila Seixas durante as obras do Programa Ribeirão Mobilidade.
A central atenderá durante as obras de mobilidade no quadrilátero central e de restauro e revitalização da própria avenida Nove de Julho. Os contatos podem ser feitos pelos telefones (16) 3625-6924 e (16) 99963-3105 (WhatsApp), pelos diversos grupos de WhatsApp das entidades ou de forma presencial à rua Lafaiete nº 394, no Centro, sempre de segunda a sexta-feira, das oito às 18 horas.
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou, na quarta-feira, 17 de maio que a Construtora Metropolitana, do Rio de Janeiro, venceu a licitação para realizar as obras de implantação do corredor de ônibus e de restauração da avenida Nove de Julho, um dos cartões postais da cidade e que completou 100 anos em 7 de setembro do ano passado.
Vai receber R$ 31.132.101,77 pelo serviço. O prazo para a execução das obras é de doze meses. A obra contempla o restauro do pavimento da Nove de Julho entre a avenida Independência e a rua Tibiriçá, do canteiro central no mesmo trecho, implantação de travessias com acessibilidade para pessoas com deficiência nos cruzamentos e de galerias de águas pluviais nas ruas Comandante Marcondes Salgado e São José, ligando a Nove de Julho à Doutor Francisco Junqueira.
O corredor de ônibus do quadrilátero central está sendo construído pela DGB Engenharia e Construções Ltda. A construtora receberá R$ 20.774.887,51 e tem um ano para concluir a obra. Terá quatro quilômetros e serão implantados nas avenidas Doutor Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves e nas ruas Florêncio de Abreu, Lafaiete, Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas.
Obras paralelas
As duas obras públicas ocorrerão ao mesmo tempo, sendo realizadas por empresas diferentes. “A avenida Nove de Julho é um tradicional corredor comercial de Ribeirão Preto com influência direta também na região do Boulevard e na Vila Seixas, que são outros centros comerciais importantes”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDLRP.
“Vale lembrar que a avenida já foi muito prejudicada pela interrupção decorrente da paralisação nas obras do túnel no cruzamento com a Independência, isso sem contar os efeitos da pandemia. O movimento caiu muito, o que gera preocupação e insegurança quanto ao que vem pela frente. Estamos em contato permanente com lojistas e demais empresários das regiões afetadas, mapeando demandas”, diz.
Informação de qualidade
Além de uma central de atendimento específica, Sincovarp e CDLRP, que apenas em Ribeirão Preto representam oficialmente cerca de 40 mil empresas com atividade de varejo, também elaboraram um plano de comunicação.
Vão transmitir informações oficiais, úteis e corretas sobre o andamento das obras e desdobramentos ligados ao assunto, com foco especial nos lojistas. Serão utilizados canais de comunicação como site, redes sociais, grupos e listas de transmissão no WhatsApp, boletim informativo periódico, comunicados e posicionamentos à imprensa e campanhas, entre outros.