Por: Adalberto Luque
Uma loja localizada na Avenida Costábile Romano, zona Leste de Ribeirão Preto, teve R$ 200 mil em produtos apreendidos, nesta quarta-feira (15). O nome da loja e o endereço exato não foram divulgados.
A Receita Federal e a Polícia Civil realizaram uma operação conjunta para inspecionar os produtos de grife vendidos pela loja, com apoio da Polícia Militar. Entre os artigos estavam roupas e perfumes, nacionais e importados.
O objetivo da ação foi combater os crimes de contrabando e descaminho, que causam prejuízos para empresas e para a economia nacional, de acordo com a Receita. Também foram analisados produtos nacionais, com o objetivo de combater a pirataria, com a falsificação de marcas famosas.
Os agentes da Receita e da Polícia Civil apreenderam produtos avaliados em cerca de R$ 200 mil reais. Foram lacrados 129 volumes com mercadorias, que foram levados para o Depósito de Mercadorias Apreendidas (DMA) da Receita Federal, em Araraquara.
O dono do estabelecimento recebeu uma notificação onde ele terá um prazo legal para que apresente a documentação que comprove a importação regular. Caso isso não seja feito, as mercadorias ficarão retidas e poderão ser leiloadas ou destinadas a instituições de caridade.
Como havia produtos com indícios de falsificação, os fiscais da Receita Federal acionaram a Polícia Civil, que foi até a loja. Os produtos com indícios de falsificação foram apreendidos pelos policiais civis. Eles deverão ser periciados para confirmar se são ou não originais. Nos dois casos, o proprietário da loja pode responder criminalmente em caso de irregularidade.