Após quase cinco meses de tratamento no Bosque Zoológico Fábio Barreto, uma loba-guará que havia sido atropelada e resgatada foi solta no último dia 29 de dezembro em uma unidade de proteção ambiental no interior do estado de São Paulo.
O animal foi resgatado por munícipes na madrugada do dia 7 de agosto e entregue no batalhão da Polícia Ambiental de Ribeirão Preto, vítima de atropelamento em uma rodovia na cidade de Altinópolis.
Na oportunidade, com o apoio do Corpo de Bombeiros, o animal que estava bem debilitado foi encaminhado ao Bosque. De acordo com o veterinário do local, César Branco, ao chegar foi constatado que a loba apresentava escoriações leves e hematomas pelo corpo, condizente com o relato de atropelamento, e presença de gestação em terço final.
“O tratamento aplicado priorizou o bem estar da mãe, principalmente com sua gestação, pois os filhotes, que se encontravam vivos em seu útero, também apresentavam sinais condizentes ao atropelamento durante o exame de ultrassom”, informou o veterinário.
Infelizmente no dia 6 de setembro, os filhotes acabaram não resistindo. Desta forma, todos os esforços foram concentrados na tentativa de conseguir reintroduzir a fêmea em seu habitat.
Após todo esse período, nutrição apropriada para a espécie e realização de diversos exames, foi constatado a recuperação total do animal, assim estava apto a ser reintroduzido em seu habitat.